O aplicativo do Facebook para celular oferece recursos completos para compartilhar informações com os amigos, dispensando o uso de um computador ou do navegador mobile. Muitos usuários não sabem, mas o app tem um botão direto para copiar o link do seu perfil ou de algum contato. Além disso é possível compartilhar páginas específicas, eventos, posts e até grupos. Aproveite essas dicas para aprender como enviar uma foto ou vídeo do Facebook, além das postagens favoritas salvas na listagem pessoal.

Esses truques são interessantes para compartilhar com contatos em apps externos, como mensageiros ao estilo WhatsApp ou Messenger. Descubra tudo neste guia completo para smartphones Android.

Truques permitem compartilhar perfil, grupos, páginas, posts e até eventos pelo aplicativo do Facebook no Android (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Compartilhar seu perfil

Abra o aplicativo do Facebook no seu smartphone Android. Em seguida, toque no menu do topo direito, indicado por três linhas. Agora, selecione seu perfil e toque no pequeno menu à direita da tela (indicado por três pontos) no seu perfil (logo abaixo do nome). Uma aba extra será aberta na tela. Para compartilhar, toque em "Copiar link do perfil". Agora você só precisa enviar para seu amigo no mensageiro que preferir.

... div class="progressive-img">

Copie o link do seu perfil e de amigos no Facebook para enviar em mensageiros (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O mesmo pode ser feito no perfil do seu amigo, com um menu de "copiar perfil" exatamente igual.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Compartilhar eventos

Passo 1. No aplicativo do Facebook, abra o menu (no ícone com três linhas) no topo direito e toque em "Eventos". Em seguida, encontre o evento que deseja compartilhar.

Acesse seus eventos do Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na página do evento, você terá duas opções para enviar. A primeira é tocando no botão e "Compartilhar", ideal para ações dentro do próprio Facebook ou apps externos. Será aberta uma aba para convidar amigos, compartilhar no Feed, enviar no Messenger ou mais opções (que abre a tela de apps para selecionar em qual deseja enviar).

Compartilhe o evento do Facebook com amigos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. A segunda forma serve também para enviar em outros apps, com o link direto do evento. Para isso, toque no menu com três pontos e selecione "Copiar link". Agora, basta enviar para seus amigos na conversa.

Copie o link do evento do Facebook para enviar para amigos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Compartilhar páginas do Facebook

Passo 1. Acesse a página do Facebook pelo celular. Você também tem duas formas de enviar para seus amigos. A primeira é pelo botão de "Compartilhar". Uma aba com opções para compartilhar no seu Feed (Escrever uma publicação) ou "Enviar como mensagem" (no Messenger) será aberta.

Compartilhe uma página do Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. A outra opção é interessante para compartilhar com amigos em apps externos, como WhatsApp. Para isso, toque no menu indicado por três pontos, no topo direito da página. Em seguida, selecione "Copiar link". Um alerta de sucesso será exibido. Agora, basta enviar na conversa.

Copie o link direto de uma página do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Compartilhar postagens

Passo 1. Encontrou algum post interessante nos seu Feed? Então, ao pressionar o botão de "Compartilhar" você vai visualizar as opções para "Compartilhar agora" (postagem rápida), "Escrever publicação" (para postar no seu perfil com uma legenda personalizada) ou "Enviar como mensagem" (no Messenger).

Compartilhe uma postagem do Facebook por mensagem ou no feed (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Se quiser enviar para outros mensageiros, toque no ícone de "seta" para ver a aba com recursos completos do post. No final da lista, vai estar a opção "Copiar link". Agora, basta colar na conversa que preferir com seus contatos.

Copie o link de posts do Facebook enviar em mensageiros (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Compartilhar grupos

Passo 1. Encontre o grupo que deseja enviar para amigos em apps externos ou no Facebook. Em seguida, toque no botão de "Informações". Selecione o ícone de compartilhamento no topo direito da tela.

Compartilhe grupos do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Por último, o usuário só precisa encontrar em qual app deseja compartilhar. Neste exemplo foi utilizado o Facebook Messenger. O contato vai receber um link para acessar o grupo de forma prática.

Envie os grupos do Facebook em apps externos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Compartilhar fotos e vídeos

Passo 1. Abra a foto do Facebook que deseja enviar. Você poderá tocar no botão de "Compartilhar" para publicar no seu Feed do Facebook (ou enviar no Messenger). Além disso, tocando no menu do topo (indicado por três pontos) você encontra a opção de "Compartilhar externamente", que permite enviar a foto em outros apps como o WhatsApp.

Compartilhe fotos do Facebook na própria rede social ou em apps externos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para vídeos, há o botão para compartilhar dentro do Facebook (Feed), em uma página ou Messenger (mensagem privada ou em grupo). Lembrando que você também pode copiar o link direto do post, como já mostrado neste tutorial.

Compartilhe vídeos do Facebook no Feed ou por mensagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Compartilhar item salvo

Passo 1. Abra o menu lateral do Facebook (indicado por três linhas) e selecione seus itens "Salvos". Em seguida, encontre uma das publicações e toque no menu com três pontos na lateral. O usuário poderá compartilhar no Feed do Facebook ou enviar no Messenger, além de ver a publicação original.

Encontre seus itens salvos no Facebook e compartilhe no Feed ou por mensagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Caso você abra a publicação original do menu anterior, o post completo será mostrado. Ao tocar no ícone de seta para baixo, será possível encontrar a opção de "Copiar link" para enviar em apps externos.

Copie o link do post salvo no Facebook para enviar em mensagens de apps externos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como recuperar conversa do Facebook? Descubra no Fórum do Facebook.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo