O Google anunciou na última semana que desativou por padrão o recurso de embelezamento de fotos nos novos celulares Pixel 4A, Pixel 4A 5G e o Pixel 5. A função tem como objetivo corrigir nas selfies pequenas imperfeições nos rostos dos usuários, como cicatrizes e rugas. No entanto, o modo costuma receber críticas porque tende a deixar as imagens com aspecto artificial.

A empresa publicou no blog oficial que estudos concluíram que quando o usuário não sabe que um filtro foi aplicado na foto, isto pode causar impactos negativos no bem-estar mental. A fabricante também afirma que a ferramenta pode "definir discretamente um padrão de beleza".

A decisão do Google foi baseada no contexto de que 70% das fotos registradas em seus aplicativos são feitas com a câmera frontal. A partir deste levantamento, a empresa ouviu queixas de organizações parceiras que transmitiram a insatisfação dos clientes com o recurso de embelezamento de fotos.

A fabricante ainda desenvolve um estudo não apenas com os usuários, mas também com profissionais em bem-estar mental. O gigante da tecnologia também resolveu se afastar do termo “beleza” ou de qualquer referência a esta palavra, preferindo termos como “retoque facial”.

No Pixel 4A, Pixel 4A 5G e Pixel 5, a câmera vem com o recurso desativado, mas se o usuário decidir usá-lo, é possível optar entre o modo “sutil” ou “suavizar”. Cada uma destas funções virá com as modificações destacadas para os usuários saberem o que foi alterado. O Google recomenda que as organizações que utilizam Android façam o mesmo e destacou que aplicativos como o Snapchat estão de acordo com esta visão.

Ainda não se sabe se o embelezamento será desativado por padrão em todos os dispositivos da empresa ou se também incluirão outros celulares que utilizam sistema Android. Por enquanto, apenas o Pixel 4A, o Pixel 4A 5G e o Pixel 5 foram contemplados com a desativação do recurso.

Veja também: quatro coisas que
... não devem ser feitas em celulares Android

Com informações de Google, The Verge, Android Headlines, Gizmochina e Engadget



>>> Veja o artigo completo no TechTudo