AiQFome é um aplicativo de entrega de comida que trabalha em conjunto com parceiros locais, donos de restaurantes, entregadores e clientes em diversas cidades do Brasil. A plataforma foi recentemente comprada pelo Magazine Luiza e será integrada ao app Magalu. O concorrente do iFood está disponível para download no Android e iPhone (iOS) e é a terceira maior plataforma de delivery do país, com 2 milhões de usuários. Na lista a seguir, o TechTudo responde cinco perguntas sobre o aplicativo AiQFome e como ele funciona.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é o AiQFome?

O AiQFome é um aplicativo de delivery de comida que trabalha com entregadores e donos de restaurantes. A plataforma existe há 13 anos e está disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS). O app está presente em quase 500 cidades em 21 estados brasileiros, desde São Paulo, na região Sudeste, até o Acre, no Norte. Para levar o aplicativo para alguma cidade é preciso que exista um representante interessado no investimento, os chamados “city managers”, que cuidam do comercial e financeiro local enquanto o AiQFome fornece marketing, suporte e tecnologia.

O AiQFome não cobra taxa de adesão nem de mensalidade. O usuário, a partir do site ou do app, pode escolher entre várias opções de restaurantes e o AiQFome ganha uma comissão em cima de cada pedido efetuado pelo cliente. Um dos requerimentos da plataforma para vendedores é que os restaurantes cadastrados vendam os pratos no app pelo mesmo valor aplicado nos estabelecimentos físicos.

Como vender no AiQFome?

Caso tenha interesse em ser entregador do AiQFome, é necessário realizar um cadastro no site “biz.aiqfome.com/aiqfome-pra-entregadores” (sem aspas). As informações necessárias são básicas, como nome, celular, e-mail, cidade, estado e como deseja realizar as entregas (de bicicleta ou moto). Depois disso, o aplicativo entrará em contato pelo WhatsApp para os próximos passos.

Já no caso de cadastramento de restaurantes interessados em vender no AiQFome, é necessário acessar o link “biz.aiqfome.com” (sem aspas) e preencher as informações sobre a loja, como nome, CNPJ, razão social, telefone, localidade, além de dados sobre o responsável pelo estabelecimento, como nome, e-mail e telefone. Depois do cadastro inicial, basta esperar o retorno do AiQFome.

Como usar o AiQFome?

Para acessar o delivery, primeiro confira se o AiQFome está presente na sua cidade pelo endereço “aiqfome.com/cidades” (sem aspas). Depois é preciso realizar um cadastro, que pode ser feito com a conta do Facebook ou com um e-mail. Quando a conta for confirmada, é só realizar o pedido.

O usuário pode navegar no aplicativo do AiQFome por categorias como “Lanches”, “Pizza”, “Burguer”, “Porções” e “Marmitex”, que ficam na parte superior da tela ou, se preferir, pode pesquisar o prato ou restaurante específico selecionando o ícone de lupa no canto superior direito.

O AiQFome aceita pagamentos em cartão de crédito pelo aplicativo ou em dinheiro e outros cartões diretamente para o entregador. Para conferir se o restaurante aceita a forma que o usuário deseja pagar basta filtrar a pesquisa, no ícone de filtro no canto inferior direito, para aparecer somente lojas que aceitam o tipo de pagamento desejado. Também é possível checar o pagamento que a loja aceita nas informações principais do restaurante. Além disso, o app conta com um serviço de suporte de chat para possíveis problemas.

Como conseguir e usar cupom do AiQFome?

O AiQFome disponibiliza cupons para utilizar nos pedidos de diversas formas. Os

... códigos promocionais podem chegar até o usuário por notificações do app ou pelo e-mail que está cadastrado. É necessário se atentar ao fato de que não é possível utilizar mais de um cupom no mesmo pedido, e que ele pode ser temporário ou até ter uma quantidade limite.

O cliente também pode obter cupons ao indicar o app para colegas. Basta ir até o menu do AiQFome e procurar por “indique um amigo” que lá estará o código de indicação. Para usá-lo, o amigo precisa realizar o cadastro e informar o código que você enviou a ele. O amigo indicado ganha 25% de desconto na primeira semana de cadastro e apenas após ele fazer um pedido que o usuário que indicou receberá um cupom de 15%.

Além disso, nas redes sociais do AiQFome no Instagram, Facebook, Messenger, Twitter e YouTube também são liberados alguns cupons.

AiQFome vale a pena?

Alguns aspectos do AiQFome podem chamar a atenção. Por exemplo, a linguagem e a interface do aplicativo é jovem e até extrovertida, com uso de emojis e até mesmo uma forma carinhosa de chamar os clientes: "fominha". Um dos principais diferenciais do aplicativo é a cobertura, que pode ser uma desvantagem dependendo da residência do usuário. O modelo de negócios do AiQFome dá preferência para cidades de 30 mil até 350 mil habitantes, o que impede sua presença nas capitais, por exemplo.

O AiQFome só conta com restaurantes e tem foco total no ramo alimentício, enquanto iFood e Rappi têm mercados com outros tipos de serviço disponíveis na plataforma. Além disso, se comparado aos outros aplicativos, como iFood, Uber Eats e Rappi, o AiQFome tem a maior média de avaliação na Play Store e na App Store, com 4,8 estrelas de 5,0.

Quais são os sites de cupom mais atualizados? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo