SpaceWar foi um dos primeiros jogos de PCs da história dos videogames. Lançado em 1962, o título era uma mistura de game de tiro e estratégia e colocava os jogadores em uma guerra espacial. O título também fez história no competitivo ao fomentar o primeiro campeonato da história dos videogames, que aconteceu em 1972. Relembre, a seguir, o surgimento, torneio e sucesso do clássico SpaceWar.
Origem de SpaceWar
SpaceWar foi idealizado por um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Entre seus criadores, o nome de Stephen Russell foi o que mais se destacou, mas o grupo contava também com Peter Samson, Dan Edwards, Martin Graetz, Alan Kotok, Steve Piner e Robert Saunders. O jogo, inspirado em uma série de livros de ficção científica do americano E.E. "Doc" Smith, foi criado para atender ao público do MIT.
O jogo foi testado pela primeira no início da década de 1960. Para rodar o game, era necessário usar um supercomputador, chamado de PDP-1. A máquina era do tamanho de uma mesa e o seu valor podia chegar a US$ 120 mil (cerca de R$ 446 mil na cotação atual).
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Torneio
O campeonato de SpaceWar! aconteceu mais de 10 anos após os primeiros testes do jogo. Assim, em 1972 ocorreu a primeira “Olimpíada Intergaláctica de SpaceWar”, na Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA. O torneio contou com 20 participantes e foi dividido em três modalidades: “vale tudo” (free for all), competição em time (dois contra dois) e batalha individual.
De acordo com a Revista Rolling Stone, Stewart Brand foi o narrador das partidas. Brand, que era escritor e editor da revista na época, publicou uma matéria onde descrevia o torneio.
SpaceWar tinha uma jogabilidade simples e precisava apenas de duas pessoas, dois controles, um display parecido com uma TV e um computador. No entanto, nas olimpíadas realizadas em Stanford, o jogo sofreu algumas mudanças e adquiriu novas dinâmicas para a competição.
No torneio, os jogadores precisavam descobrir qual era a sua nave e assim poderiam eliminar os adversários. A pontuação era dividida da seguinte forma: +1 por eliminação, -1 por morte e +1 por sobreviver em campo. Segundo Brand, o jogo terminava quando restava um ou nenhum jogador na tela. Feito isso, um contador surgia para indicar o início de uma nova batalha.
Sucesso
O sucesso do game inspirou diversos cientistas da comunicação e transformou o SpaceWar em um marco para a história dos torneios de
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