Os celulares Samsung que forem perdidos poderão ser localizados pelo dono, mesmo que não estejam mais conectados à internet. Isso se torna possível por conta da função “Find My Mobile”, já presente nos modelos Galaxy. O analista Max Weinbach, do site especializado XDA Developers, descobriu um novo mecanismo offline que funciona por meio de outros smartphones que estejam próximos do aparelho perdido, permitindo que ele seja encontrado a partir de uma rede que conversa entre si.

O aplicativo já exercia a função proteger os aparelhos em caso de perda ou roubo. Ao ser acionado, ele realizava backup das informações registradas no Samsung Cloud, excluía dados locais e bloqueava o acesso ao Samsung Pay. A partir da versão 7.1.08.0, a ferramenta passa a encontrar os aparelhos, mesmo que estejam offline. Essa funcionalidade recente da Samsung também pode ser encontrada em iPhones a partir do iOS 13.

A ação criada para encontrar os smartphones limita a execução somente entre aparelhos Galaxy. Portanto, para encontrar um celular perdido da Samsung, é necessário que haja outro da marca para achá-lo. O print compartilhado por Max Weinbach indica que o rastreamento sem conexão com a internet pode ser ativado assim que o dispositivo for habilitado por meio de uma atualização.

Quando a atualização estiver instalada, o usuário vai receber uma notificação dessa funcionalidade na tela. Ao tocar nela, uma página de configuração será aberta e o botão na parte superior poderá ativar o rastreamento, assim como a criptografia do local offline, que pode ser feita por lá também.

Lembre o lançamento do Galaxy S20

De acordo com a Samsung, a atualização pode garantir uma medida de segurança: “'isso permitirá que seu telefone seja encontrado por dispositivos Galaxy de outras pessoas, mesmo quando não estiver conectado a uma rede. Ele também permitirá que seu telefone seja usado para procurar dispositivos Galaxy perdidos que possam est

... ar nas proximidades. Você também pode encontrar relógios e fones de ouvido, se este foi o último dispositivo ao qual eles se conectaram”, explica.

Com informações de GizChina, XDA Developers e PhoneArena



>>> Veja o artigo completo no TechTudo