A Claro é a operadora que fornece a internet móvel mais rápida do Brasil, de acordo com um levantamento publicado hoje pela empresa de medições Opensignal. Clientes da operadora contam com velocidade média de 23,4 Mb/s (Megabits por segundo) para baixar arquivos. Ela é 129% mais rápida que a da Oi, a última colocada. A Claro também ganhou a medalha de ouro quando o assunto é envio de arquivos (upload). A segunda colocação ficou com a Vivo.

O relatório com dados de março a maio avaliou a experiência em vídeo, jogos e aplicativo de voz, velocidade de download e upload e disponibilidade e latência no 4G. A Claro ganhou as experiências em vídeos jogos e aplicativo de voz, enquanto a TIM liderou a lista de disponibilidade e latência no 4G. Oi e Vivo não aparecem em primeiro lugar em nenhuma das categorias avaliadas.

Apesar de oferecer a internet móvel mais rápida, as reclamações de banda larga fixa da Claro tiveram o maior salto no primeiro semestre do ano. Um relatório da Anatel aponta que as queixas dispararam 90% em comparação com o segundo semestre de 2019. Na média, as reclamações de internet fixa apresentaram alta de 40%.

O levantamento da Opensignal aponta que os clientes da TIM têm a melhor cobertura 4G. O estudo afirma que os usuários encontram conexão às redes de quarta geração em 88,2% do tempo. De um modo geral, as operadoras brasileiras vêm melhorando a disponibilidade do 4G. TIM, Vivo e Claro aumentaram de 2 a 2,5 pontos percentuais e a Claro cresceu 1,3 ponto em comparação com o último relatório.

A pesquisa concluiu ainda que a experiência de jogos online pelo celular no Brasil não é das melhores. Tirando a Claro, que oferece experiência considerada "justa", todas as operadoras brasileiras se enquadram na categoria "ruim". Em uma escala de 0 a 100, a líder Claro fez 70 pontos, enquanto a última colocada Oi pontuou 42,2.

O estudo mostra que houve uma melhora para os usuários brasileiros na experiência de vídeos pela internet móvel. Em comparação com o último levantamento, TIM e Claro passaram de experiência "boa" para "muito boa". No entanto, Oi e Vivo mantiveram a classificação "boa".

O relatório também aponta para a importância do início da operação 5G no Brasil. A Claro foi a primeira operadora a adotar a tecnologia de repartição de espectro para fornecer experiência de quinta geração em redes 4

... G, serviço intitulado de 5G DSS. Por enquanto, o atendimento está restrito a bairros selecionados do Rio de Janeiro e São Paulo.

A expectativa é de que os leilões da verdadeira rede 5G sejam realizados pela Anatel apenas em 2021.

Com informações da Opensignal

Veja também: cinco dicas para organizar o celular


>>> Veja o artigo completo no TechTudo