A métrica "alcance", no Instagram, indica o total de pessoas que visualizaram uma publicação. Diferente das "impressões, que informam a quantidade de vezes que um post foi visto, o alcance não leva em conta repetições de usuário. Quando analisado junto a outras informações, esse dado ajuda a identificar problemas na estratégia de redes sociais.

É possível conferir o alcance no Instagram Insights, ferramenta de análise que é restrita a contas comerciais ou de criadores de conteúdo. A seguir, o TechTudo explica como verificar a métrica e lista dicas para aumentar o alcance no Instagram.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é a métrica de alcance no Instagram

A métrica de alcance indica o número total de usuários que visualizaram suas publicações, seja no feed ou nos Stories. O dado leva em conta não apenas a sua rede de seguidores, mas também pessoas que ainda não estão conectadas a você.

Qual a diferença entre alcance e impressões?

Alcance e impressão não são a mesma coisa. A primeira métrica corresponde ao número de pessoas que visualizaram suas publicações, já a segunda diz respeito ao número total de vezes que o conteúdo foi exibido. Imagine, por exemplo, que um usuário visualizou seu post sete vezes. Cada vez que ele vir a postagem será contabilizada uma impressão, mas a métrica de alcance computará apenas um (1) dado, já que se trata da mesma pessoa. Em outras palavras, mesmo que alguém visualize a publicação cinquenta vezes, o alcance não será afetado.

Como conferir o alcance

Para conferir a métrica de alcance é preciso, em primeiro lugar, alterar o perfil para uma conta comercial ou de criador de conteúdo. Feito isso, abra a sua página no Instagram, toque no ícone com três linhas na parte superior da tela e selecione "Informações". Nesta seção, na aba "Conteúdo", você consegue visualizar o alcance de posts feitos nos últimos dois anos e Stories publicados nos últimos 14 dias.

Interessados em verificar o alcance do geral perfil devem acessar a aba "Atividade", onde o Instagram informa o número de contas que viram qualquer uma de suas publicações ou Stories na última semana. Ao tocar sobre o gráfico, o aplicativo exibe a quantidade diária de alcances. Também é possível verificar o desempenho de um vídeo publicado no IGTV.

Como aumentar o alcance no Instagram

É possível aumentar o alcance no Instagram com algumas dicas simples. Em primeiro lugar, é importante que você descubra o melhor horário para postar na rede social e use essa informação ao seu favor. Ao publicar conteúdos nos momentos em que a maior parte do seu público está online, você aumenta as chances de a publicação alcançar um maior número de pessoas.

Mas essa tática não funciona sozinha. Ela precisa estar aliada à publicação frequente de conteúdo de qualidade. É mais provável alcançar pessoas fazendo três posts a cada sete dias do que publicando apenas uma vez por semana. Por isso, busque entender os interesses do seu público-alvo e planeje um calendário de publicações conforme essas demandas.

Além disso, é importante que você use as hashtags certas. Elas são a principal forma de indexação de conteúdo no Instagram e, quando bem aplicadas, podem ajudar novos usuários a descobrir seu perfil. Para aumentar o alcance, pesquise as principais hashtags relacionadas ao conteúdo que você produz e adicione-as aos seus posts. Se estiver com dificuldade, experimente usar o site Tags Finder.

A geolo

... calização é outro recurso que você pode usar a seu favor. Alguns usuários do Instagram pesquisam não por hashtags, mas por locais específicos. Sabendo disso, aproveite a ferramenta para alcançar pessoas próximas. Explore também o Instagram Stories, o IGTV e as lives da rede social. Ao fazer uma transmissão ao vivo, o aplicativo notifica os seus seguidores e você aparece nas primeiras posições da barra de Stories, fator que destaca seu perfil dos demais.

Via Instagram (1 e 2) e Brand 24

Como colocar música no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo