Skype, Viber e WhatsApp estão entre os mensageiros mais utilizados atualmente. Os dois primeiros são mais parecidos e se destacam pela função de ligação e chamada de vídeo gratuita, tanto no computador, quanto no celular. Seus recursos são muito utilizados no meio profissional e acadêmico, mas qual dos aplicativos atende melhor às necessidades do usuário? Confira no comparativo. 

Como usar o Skype Translator, falar em uma língua e ser ouvido em outra

Veja quais dos dois gigantes de mensagem vence o comparativo (Foto: Arte/TechTudo)

Plataformas disponíveis: Skype

Skype web só precisa do seu login e senha (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Os dois aplicativos estão disponíveis em diversas plataformas, como smartphones e tablets com Android, iOSWindows Phone e Blackberry, além do Windows e Linux. O Skype leva essa categoria por possuir uma versão para Mac OS e, recentemente, uma que funciona sem download em navegadores.

Interface: Empate

Viber é ótimo para comunicação no celular (Foto: Divulgação/Viber)

Os dois aplicativos de mensagens e chamadas possuem interface limpa, clara e intuitiva. Tanto o Viber quanto o Skype possuem design semelhante em suas versões para celulares e computador, o que facilita a identificação das ferramentas pelo usuário. Através da interface é possível adicionar amigos, ver conversas recentes e até comentar e curtir publicações quando conectado ao Facebook.

Usabilidade: Skype

Ambos os aplicativos possuem boa usabilidade, sendo simples para qualquer usuário inicial entender como o sistema funciona e lembrando até mesmo um telefone. Porém, por precisar ser instalado antes do início do uso, o Viber perde também nessa categoria. Poder abrir uma janela no navegador e começar rapidamente conversas de áudio ou vídeo garante a vitória ao Skype, da Microsoft. 

Funcionalidades: Skype

Tradução em tempo real do Skype foi liberada para todos os usuários (Foto: Divulgação/Skype)

O Viber possui diversas ferramentas interessantes, como a Loja de Adesivos, o Viber Out para ligações para fixo fora do aplicativo e o Grupo Aberto criado recentemente. Porém, o Skype também sai na frente no quesito. Além dos recursos vistos no concorrente, o Skype ainda traz novidades como o Skype

... Translator, que traduz videochamadas em tempo real, além de ferramentas de acessibilidade.

Número de usuários: Skype

Apesar de mais pessoas estarem aderindo ao Viber, o bom e velho Skype continua sendo mais utilizado. Por isso, será mais fácil se comunicar com os amigos através dele. Afinal, o Viber só consegue ligar para outros celulares que já possuam o aplicativo instalado. 

Como recuperar uma conversa antiga no Skype? Veja no Fórum do TechTudo.

Chamadas de vídeo: Skype

Descubra como fazer uma chamada de vídeo no Skype (Foto: Reprodução/Skype)

Antes utilizado apenas como serviço de chamadas de voz e mensagens de texto, no último ano o Viber também ganhou chamadas de vídeo, o que sempre foi um dos pontos fortes do rival. Em testes realizados, o Skype demonstrou um melhor desempenho, tanto para conectar quanto durante a chamada, apesar de alguns problemas de lentidão. Ainda, com o Skype você também pode fazer chamadas de vídeo através da sua Smart TV e vários outros consoles de videogame compatíveis.

Conclusão: Skype

Skype vence o Comparativo contra o Viber (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Após compararmos os aplicativos, o Skype sai facilmente na liderança, vencendo em todas as categorias e ganhando a disputa. Apesar do Viber ser um bom aplicativo e cumprir bem sua tarefa de mensageiro, ele ainda deixa a desejar em comparação com o Skype, que possui mais recursos, plataformas e usuários. Sendo assim, se você deseja escolher apenas um deles, baixe o Skype.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo