O OneDrive é um serviço de armazenamento online vinculado à uma conta Microsoft, que também pode ser utilizada em outros produtos da empresa, como Outlook, Skype, Xbox Live. A nuvem disponibiliza 5 GB de armazenamento gratuito aos usuários, 100 GB para os assinantes do serviço e 1 TB para quem possui o Microsoft 365. No OneDrive, o é possível armazenar imagens, vídeos, planilhas, documentos e arquivos específicos de programas como Photoshop e Premiere.

A nuvem da Microsoft também permite compartilhar os arquivos armazenados por e-mail e por links que concedem o acesso a outras pessoas. Além disso, no OneDrive online é possível utilizar o Word, Excel e PowerPoint de forma gratuita e editar arquivos ao mesmo tempo, com outros usuários. Confira a seguir sete dicas para aproveitar o armazenamento na nuvem da Microsoft.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Quatro coisas que você nunca deve postar nas redes sociais

1. Recuperar arquivos excluídos há até 30 dias

Todos os arquivos que são excluídos no OneDrive ficam armazenados por 30 dias na lixeira. Dessa forma, o usuário pode recuperar qualquer arquivo apagado nesse período, o que garante maior segurança caso algum documento importante seja excluído por engano. Para isso, basta acessar a lixeira, selecionar os arquivos e clicar em “Restaurar”.

Quando muitos documentos são excluídos ao mesmo tempo, o OneDrive envia uma notificação por e-mail informando sobre a possibilidade de recuperá-los. Isso ocorre para reforçar a segurança e para que o usuário não perca os arquivos. Entretanto, se a lixeira do OneDrive for esvaziada, não será possível restaurar os documentos deletados.

2. Gerenciar o acesso de todos os links de arquivos enviados

Após compartilhar um arquivo por link ou e-mail, é possível acessá-lo na aba “Compartilhado”. Todos os arquivos que foram enviados serão exibidos e o usuário pode revogar o acesso deles. Para isso, basta clicar com o botão direito no arquivo desejado e selecionar “Detalhes”. O OneDrive abrirá uma página no lado direito da tela, basta clicar em “Gerenciar acesso” e excluir o link de compartilhamento ou a pessoa que tem acesso pelo e-mail.

3. Mover arquivos para o Cofre Pessoal

O OneDrive também oferece um Cofre Pessoal, que permite armazenar arquivos com mais segurança. O recurso exige verificação em duas etapas e é bloqueado automaticamente após 20 minutos sem nenhuma atividade. Para abrir o Cofre, o usuário deve verificar a sua identidade, ao informar o código enviado por mensagem de texto ou por e-mail. Já para mover os arquivos que requerem mais segurança, basta selecionar a opção “mover de”, no topo da página, e escolher o documento na nuvem. Os usuários do OneDrive gratuito ou avulso podem mover até três arquivos para o Cofre Pessoal.

4. Acessar pastas do PC que não estão sincronizadas

Os usuários do OneDrive que possuem o aplicativo baixado no computador podem acessar todas as pastas do PC, incluindo as que não estão sincronizadas, peor meio do serviço online. Na aba “PCs”, o OneDrive exibirá todos os computadores disponíveis, basta selecionar qual deseja utilizar. Para acessar os arquivos não sincronizados, o usuário deve entrar com a senha da conta Microsoft. Após isso, todas as pastas do PC serão exibidas, permitindo ver seus arquivos pelo OneDrive online.

5. Utilizar a versão online do Office para editar arquivos com outros usuários

A ferramenta também disponibiliza uma versão online e gratuita do Office, que inclui o Word, Excel, PowerPoint, bloco de anotações

... do OneNote e Pesquisa do Forms, para criar documentos ou editar os que estão armazenados na nuvem. Também é possível editar os arquivos com outros usuários, basta compartilhá-los por e-mail ou por link ao clicar com o botão direito do mouse no documento desejado. Para criar um documento no Office, você deve clicar em “novo”, na parte superior da aplicação, e selecionar o programa que deseja utilizar.

6. Inserir arquivos em sites e blogs

O OneDrive também conta com a opção de inserir arquivos em sites e blogs. A própria nuvem gera o código HTML e o usuário precisa apenas inseri-lo em seu site. A função está disponível para fotos, documentos do Office, pastas do Excel e outros arquivos armazenados no OneDrive. Para utilizá-la, é só clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “inserir”. O OneDrive exibirá uma janela, no lado direito da tela, e você deve clicar em “gerar” para copiar o código HTML.

7. Encontrar fotos por marcas e locais

As imagens armazenadas no OneDrive ficam organizadas na guia “Fotos”. Para encontrá-las facilmente, o usuário pode utilizar as marcas, que escaneiam as imagens e as organizam de acordo com os elementos identificados. É possível encontrar fotos que possuem árvores, carros, casas, campo, edifício, voos, captura de tela, estrada, piscina, e outras características. Além disso, você pode buscar as imagens de acordo com o local em que elas foram capturadas. Nessa aba, o OneDrive exibe as fotos por cidades.

Qual é a melhor versão do Windows? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo