A memória RAM é um elemento central do funcionamento de qualquer computador. Em máquinas mais simples, com quantidades relativamente pequenas de RAM, é preciso racionalizar o uso do sistema para aproveitar o melhor desempenho do PC, sem enfrentar lentidão excessiva ou travamentos.

Como testar o desempenho da memória RAM do computador

Na lista a seguir, confira cinco dicas para melhorar a performance da memória do seu computador de forma simples. Se o seu problema de RAM tem a ver com defeitos e erros constantes, talvez seja interessante também ver a seguir como diagnosticar defeitos de memória no computador.

Dicas ajudam a melhorar o desempenho da memória do PC (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Use o ReadyBoost

O ReadyBoost é um recurso do Windows que usa o espaço disponível em uma unidade removível USB para acelerar o sistema. Não é a mesma coisa que instalar mais RAM no computador, mas pode representar ganhos de até 75% no carregamento de aplicativos em computadores que combinam pouca memória RAM (2 a 4 GB) com discos rígidos mecânicos lentos (como os de 5400 RPM usados em notebooks).

ReadyBoost ajuda em computadores com pouca memória e HDs (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O Windows desativa o ReadyBoost em máquinas que possuem SSDs. Para ativar, basta colocar o pendrive no computador e, em "Propriedades", navegar até a aba referente ao recurso. Lá é possível configurar o comportamento da ferramenta e selecionar quanto do espaço do pendrive será dedicado para acelerar o computador.

Use o Gerenciador de Tarefas ao seu favor

O Gerenciador de Tarefas é um ótimo canal para visualizar o que está rodando no computador e a que preço. Na listagem de Processos, é possível ordenar por consumo de memória para identificar os vilões. Assim que você determina quem está consumindo mais memória, fica fácil saber que aplicativos podem ser fechados para liberar RAM para o sistema.

Gerenciador permite visualizar quais são apps estão pesando na RAM (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Na aba Desempenho, acessando o Monitor de Recursos, você pode ter uma visualização ainda mais aprofundada do comportamento do sistema como um todo. Escolhendo Memória dentro do Monitor, o Windows vai mostrar em tempo real o consumo do recurso em gráficos, apresentando a quantidade de RAM usada e disponível, além de uma visualização simples dos aplicativos que estão sendo carregados na memória o tempo todo.

Faça limpeza e otimize seu computador

Um dos grandes responsáveis por lentidão e consumo excessivo de memória em PCs com Windows é, no fim das contas, o usuário. É importante que você cuide do sistema evitando que inúmeros aplicativos de utilidade duvidosa sejam carregados inutilmente no processo de inicialização.

... ente pelo Windows (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)" height="638" src="//s2.glbimg.com/rNdJlE7T0WuRhInijWgqmmva388=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/06/30/inicializar.png" width="695">Lista mostra sistema equilibrado em que apenas apps essenciais são carregados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

No próprio Gerenciador de Tarefas, clique na aba Inicializar. Ela vai listar todos os aplicativos que são carregados com o Windows, além de classificar o impacto que cada um deles causa no processo de inicialização. Se você tem uma lista muito poluída, talvez seja o caso de escolher alguns para desligar, poupando o seu sistema do ônus de precisar carregá-los sempre, mesmo quando você não pretende usá-los.

Use um app para limpar a memória

O funcionamento desses aplicativos é questionado por muita gente. Entretanto, em casos extremos de falta de memória (sistemas com 2 GB ou menos), a performance desse tipo de software deve ser melhor. Aplicativos de limpeza de RAM basicamente funcionam buscando apps e serviços do Windows que são obrigatório para a memória e que podem ser impedidos de acessá-la, sem prejuízo para a experiência de uso.

Aplicativos de limpeza de memória podem dar força para PCs com pouca RAM (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Um dos apps bem conhecidos desse gênero é o CleanMem, que funciona em tempo real. O Ainvo Memory Cleaner também é fácil de usar e tem funções similares.

Instale mais memória

Se nada parece resolver seus problemas com escassez de memória, pode ser hora de considerar um upgrade. Pentes de memória não são muito caros, especialmente se a perspectiva de uso é mais doméstica. Um pente de RAM DDR3 de 2 GB da Kingston pode ser encontrado facilmente a menos de R$ 100 no Brasil, tanto no formato DIMM, para desktops, como no SODIMM, para notebooks.

Adicionar RAM ao PC pode ser saída para preço dos pentes de memória (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Em um cenário típico de computador com pouca memória, a 2 GB, um reforço de outros 2 GB dobra a quantidade original e abre a perspectiva de operar em dual-channel, método de acesso de memória pelo PC que eleva a performance geral da RAM. Confira o tutorial para fazer o procedimento sem problemas. 

Como montar um PC gamer com até R$ 2.500? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo