O aplicativo AnTuTu Benchmark divulgou a lista dos smartphones mais potentes do mundo no primeiro semestre de 2016. Celulares famosos como Galaxy S7 Edge e iPhone 6S estão presentes no ranking, mas somente a partir da quinta posição. Já o lançamento mais recente da Apple, o iPhone SE, aparece em nono lugar no levantamento. No entanto, foram os telefones chineses que dominaram a lista novamente, com o OnePlus 3 em primeiro lugar. 

O que é benchmark? Entenda como funciona o teste de desempenho do celular

Anunciado na última sexta-feira (1º), o ranking do Antutu avalia a potência do hardware dos celulares, sem levar em conta aspectos como design e câmera. Entre os modelos à venda no Brasil, o Galaxy S7 Edge é o smartphone com melhor ficha técnica, contando com processador Exynos 8970, memória RAM de 4 GB e armazenamento interno de 32 GB. 

Galaxy S7 Edge (foto) está no ranking de melhores celulares do ano (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Já a versão mais cara do iPhone 6S, o segundo telefone mais potente que pode ser comprado oficialmente no país, tem processador A9 e metade da memória RAM do rival, mas traz 128 GB de espaço interno. O iPhone SE tem as mesmas configurações do irmão, mas tem tela de 4 polegadas e memória limitada a 64 GB.

A avaliação leva em conta a pontuação obtida pelos smartphones em testes de desempenho feitos no aplicativo oficial do Antutu para Android, entre janeiro e junho de 2016. Até maio, o Vivo Xplay 5 Elite liderava o ranking, mas foi ultrapassado pela terceira geração do smartphone da OnePlus.

Domínio chinês

Apesar de smartphones conhecidos estarem presentes no ranking do Antutu, a lista é quase toda de aparelhos chineses que não são vendidos no Brasil. Além do primeiro colocado OnePlus 3, que oferece impressionantes 6 GB de memória RAM, todo o top 5 traz celulares de fabricantes que produzem e vendem praticamente apenas na Ásia. 

Ranking do Antutu mostra smartphones mais potentes do mundo (Foto: Reprodução/Antutu)

Esse é o caso do segundo lugar Vivo Xplay 5 Elite (ou Ultimate), que traz os mesmos 6 GB de RAM do rival; do LeEco Max 2, em terceir

... o; do Lenovo Zuk Z2 Pro, em quarto; e do Xiaomi Mi 5, o quinto.

A Lenovo (dona da Motorola) e a Xiaomi têm presença no Brasil, mas os telefones do ranking ainda não estão disponíveis no país. Para completar a lista, há o ZTE Axon 7 (ou Axon 2) e um modelo mais simples da Lenovo, o ZUK Z2.

Via Antutu

Qual é o melhor celular de 2015? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo