Fazer leitura de energia no estado de São Paulo é possível pelo aplicativo Enel São Paulo, disponível para Android e iPhone (iOS). O recurso foi lançado em abril e busca evitar o contato entre funcionários e clientes durante a pandemia da Covid-19. Por padrão, como medida de prevenção, a conta é calculada com base na média de consumo nos últimos 12 meses. Ao fazer a autoleitura, o cliente garante a cobrança pelo consumo real naquele mês.

Com o app, também é possível emitir a segunda via da conta, receber a fatura por e-mail, informar falta de energia e visualizar o histórico de consumo. Confira, na lista a seguir, como fazer leitura de energia e as demais funções do aplicativo da Enel.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Fazer leitura de energia

Para evitar o contato entre funcionários e clientes durante a pandemia da Covid-19, a Enel passou a permitir ao cliente fazer leitura de energia pelo aplicativo. O procedimento pode ser feito nos dois dias anteriores e na própria data prevista para a leitura. Vale destacar que a autoleitura não é obrigatória, e os clientes que não enviarem a medição terão a fatura de energia calculada pela média de consumo dos últimos 12 meses.

Para fazer leitura de energia, vá até o medidor da sua residência ou comércio e tire uma foto em que apareça o número do medidor e a medição. Em seguida, acesse o app com CPF e número de instalação. No menu, localizado na parte inferior da tela, toque em "Serviços" e selecione a opção "Autoleitura". Depois, toque em "Envio de leitura". Digite o valor medido e toque em "Carregar documento" para enviar a foto. Por fim, toque em "Finalizar".

2. Informar falta de luz

Em caso de falta de energia na sua residência, é possível solicitar a manutenção por meio do aplicativo. Para informar a companhia elétrica, toque em "Serviços" e escolha a opção "Informar Falta de Energia". Em seguida, responda a algumas questões relacionadas ao funcionamento da energia no local. Para finalizar, é preciso selecionar se a falta de luz é total ou parcial.

3. Histórico de consumo

A ferramenta de histórico de consumo permite ao cliente controlar seu gasto de energia ao longo dos meses. Para acessá-la, toque em "Minha Conta" na barra inferior do app. Depois, selecione a opção "Histórico de Consumo". Caso queira, toque em "Baixar PDF" para ter acesso aos dados detalhados. É possível ter acesso aos valores das faturas anteriores e saber qual foi o consumo em kWh (quilowatt-hora). Outras opções da seção "Minha Conta" incluem negociar débitos e alterar vencimento ou titular.

4. Emitir segunda via e visualizar contas

É possível visualizar as contas anteriores ou emitir a segunda via da fatura em apenas alguns passos. Para isso, vá até o menu e selecione a opção "Minha Conta". Em seguida, acesse "Contas e pagamentos". Por fim, basta escolher o mês desejado e tocar em "Baixar Conta". O download será feito imediatamente e o usuário terá o arquivo no celular.

5. Receber fatura por e-mail e pagar conta

Para receber a fatura por e-mail, é preciso primeiro fazer o cadastro do endereço eletrônico pelo site ou pelo call center (0800 7272 120). Com isso, um atenden

... te adicionará seu e-mail ao sistema, e será possível solicitar o envio da conta para o endereço eletrônico. Após o procedimento, toque em "Minha Conta" e, em seguida, em "Receber Conta por E-mail".

Também é possível fazer o pagamento online da fatura, por meio do código de barras. Na tela inicial do aplicativo, toque em "Pagar" para copiar o código. Em seguida, faça o pagamento no aplicativo de banco de sua preferência.

Via Enel

Como baixar aplicativos no Android? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo