Cometer erros e passar vergonha ao enviar mensagens pelo WhatsApp é algo que já ocorreu com quase todos os usuários. As situações potencialmente constrangedoras incluem mandar um áudio acidentalmente antes de terminar de falar, encaminhar a figurinha errada, cometer erros de digitação e enviar uma mensagem para o contato ou grupo errado — um erro clássico.

Alguns erros podem ser rapidamente corrigidos ou previamente evitados. Por isso, o TechTudo preparou uma lista com cinco vergonhas que quase todos os usuários já passaram, além de dicas de como evitar as gafes no mensageiro para Android e iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Mandar a mensagem para a conversa errada

Provavelmente todo usuário do WhatsApp já se confundiu e mandou alguma mensagem para a conversa errada, em meio a tantos chats abertos no mensageiro. Caso o conteúdo do texto seja pessoal, o erro pode gerar graves consequências. A situação pode ser evitada utilizando o recurso de apagar mensagem, disponível no mensageiro desde 2017.

Para apagar uma mensagem, pressione a mensagem enviada por engano e toque no ícone de lixeira na parte superior direita da tela, no Android, ou na parte inferior, no caso do iPhone. Em seguida, escolha a opção "Apagar para todos". Vale lembrar que o aplicativo só permite apagar mensagens enviadas nos sete minutos anteriores.

2. Cometer erros de digitação

Outra gafe comum entre usuários do WhatsApp é cometer erros de digitação. Isso pode ocorrer quando o usuário tecla, por acidente, em letras, números ou símbolos que não fazem parte do contexto da mensagem, já que os caracteres são próximos uns dos outros. É possível prevenir esses erros ao ativar o corretor automático.

Para ativar o corretor no Android, vá nas configurações do celular e toque em "Sistema". Em seguida, busque pela opção "Idioma e entrada" e pressione "Avançado". Depois, toque em "Corretor ortográfico" para ativar o recurso.

No caso do iPhone, entre nos "Ajustes" do iOS e toque em "Geral". Procure pela opção "Teclado" e ative as opções "Correção automática" e "Verificar ortografia". Com isso, o aplicativo irá corrigir automaticamente algumas falhas.

3. Enviar uma figurinha errada

As figurinhas do WhatsApp viraram febre entre os usuários no início de 2019 e ainda continuam fazendo sucesso no mensageiro. Há stickers de diversos temas e modelos, o que permite conversas mais divertidas e leves entre amigos.

É preciso, no entanto, ter cuidado ao enviar stickers. Mandar uma figurinha descontraída no grupo do trabalho durante um assunto sério, por exemplo, pode não ser desejável. A dica nesse caso é atentar ao contato para o qual você pretende mandar o adesivo, já que o aplicativo não exibe mensagem de confirmação antes do envio.

4. Mandar a mensagem antes de terminar de digitar

Enviar por engano uma mensagem antes de terminar de digitar é algo que acontece com frequência com alguns usuários do WhatsApp. Para diminuir os riscos, é possível desativar o envio com a tecla "Enter", tecla também usada para pular uma linha. Para isso, basta tocar nos três pontos verticais no canto superior direito da tela e pressionar "Configurações". Depois, toque em "Conversas" e desative a função "Enviar com Enter".

5. Enviar áudio antes de terminar de falar

Enviar áudios

... acidentalmente antes de terminar de falar é algo que costuma acontecer com muitos usuários do WhatsApp. Ao gravar uma mensagem de voz, pode acontecer de a pessoa soltar o botão do microfone, e o conteúdo acaba sendo enviado ao contato antes de finalizado. Para evitar essa situação, o WhatsApp disponibiliza uma "trava" na ferramenta de gravação de áudios.

Em uma conversa, toque no ícone do microfone e segure até que o ícone do cadeado apareça na tela. Para travar, arraste o dedo até ele. Tire o dedo da tela e grave o quanto quiser. Quando terminar, toque sobre o botão de enviar para mandar o áudio. É possível descartar a mensagem tocando em "Cancelar". A dica funciona em celulares Android e iPhone (iOS).

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo