Uma corrente que circula no WhatsApp nos últimos dias alega que ligações do número 0136 são golpes para roubar a conta no mensageiro. A chamada automatizada se trata, na verdade, de uma ação do Ministério da Saúde com o Disque Saúde para rastrear prováveis casos de Covid-19, e são feitas pelos números 136, 0136 ou 00136.

As contas oficiais no Twitter e no Facebook do Ministério publicaram nesta quarta-feira (15) um alerta de que possíveis golpes de doações e transferências de dinheiro podem ser aplicados se passando pelo TeleSUS. Contudo, o telefone 0136, mencionado na corrente, é certificado como número do Ministério da Saúde, então chamadas identificadas assim não apresentam risco.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O TeleSUS anunciou no início deste mês que realizaria ligações à população por meio do Disque Saúde para rastrear infecções pelo novo coronavírus. As chamadas são automáticas e feitas por uma voz robótica, pelos números 136, 0136 ou 00136. A chamada primeiro pergunta se o cidadão tem disponibilidade para responder algumas questões.

As perguntas referem-se majoritariamente ao estado de saúde da pessoa, e podem ser respondidas com "sim" ou "não". O questionário pode servir como atendimento remoto e mapeamento de áreas de risco de contágio.

A chamada é concluída com orientações do Ministério para que as pessoas fiquem em casa. Segundo informações do Ministério da Saúde, as ligações devem alcançar cerca de 125 milhões de brasileiros e vão servir como ferramenta para fazer um monitoramento da disseminação do Covid-19 em território nacional.

As possíveis ações dos criminosos com números semelhantes chamaram a atenção do Ministério da Saúde, que usou sua conta oficial no Twitter e no Facebook para esclarecer à população que o SUS está realizando ligações, mas que não pede dados pessoais, doações e nem valores de transações em dinheiro.

O post também avisa que não envia códigos, prática comum do golpe de WhatsApp clonado. Nesse caso, o criminoso tentar ativar o WhatsApp da vítima em um outro celular. Então, um código de validação do mensageiro chega ao smartphone da vítima. Quando ela repassa esse código para os criminosos, eles conseguem clonar o WhatsApp em outro dispositivo, tendo acesso a todas as conversas e mídias compartilhadas.

O Disque Saúde está sendo alvo de fake news por meio de uma corrente repassada em grupos de WhatsApp, que alega que o número 0136 está aplicando golpes de clonagem de contas do mensageiro. Segundo a corrente, um criminoso por trás da chamada invadiria o WhatsApp da vítima para pedir dinheiro a conhecidos. Procurado pelo TechTudo, o Ministério da Saúde confirmou que o TeleSUS também pode aparecer no celular como uma ligação do número 0136.

Como se proteger

Vale lembrar que o ato de receber ou atender a ligação não deixa o celular vulnerável à clonagem de WhatsApp, e sim repassar o código de ativação da conta para um possível golpista. O telefone 0136 é seguro, mas é importante se atentar para outras variações que se aproveitem do número do Ministério da Saúde.

Desconfie de perguntas pessoais e suspeitas. As ligações do TeleSUS são feitas apenas pela voz

... automatizada. O Ministério da Saúde não entra em contato para pedir dados financeiros, tais como números de cartões de crédito, senhas de banco ou códigos enviados por SMS.

Além disso, vale checar o identificador de chamadas: o número do TeleSUS é o mesmo do Disque Saúde, o 136 (ou 0136 ou 00136). No caso de celulares, o smartphone não deve reconhecer a localização da chamada — a tela deve exibir apenas o número 136, 0136 ou 00136.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo