O WhatsApp apresenta instabilidade e não baixa áudios nem imagens, nesta quarta-feira (1), de acordo com relatos de usuários do Twitter. O aplicativo de mensagens para Android e iPhone (iOS) apresenta problemas com o download de mídias enviadas tanto pelo app quanto pelo WhatsApp Web, o que gerou um pico de mais de 15 mil reclamações no Downdetector, site que monitora o status de serviços digitais, a partir das 18h (horário de Brasília). Outros aplicativos da empresa de Mark Zuckerberg, como o Instagram e o Facebook, também enfrentam instabilidade no momento com o carregamento de mídias nas redes sociais.

Segundo o mapa de relatos do Downdetector, a falha no WhatsApp afeta principalmente o Brasil, Venezuela, Argentina e partes da Europa. A suspeita é de erro nos servidores da empresa, já que os serviços tiveram aumento repentino de demanda durante a quarentena. O Facebook, dono do WhatsApp, informou ao TechTudo que "hoje mais cedo, algumas pessoas podem ter tido problemas para visualizar imagens em nossos aplicativos devido a um erro de rede. Essa questão foi resolvida e os aplicativos estão funcionando normalmente".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Segundo o Downdetector, as reclamações sobre problemas com o WhatsApp começaram a partir das 18h. Os relatos mais comuns no Twitter indicam que usuários enfrentam dificuldade para baixar áudios, imagens e figurinhas enviadas em grupos ou no privado. A falha afeta tanto a versão do aplicativo para celulares, quanto o WhatsApp Web para computadores.

Os usuários são capazes de enviar e receber áudios, mas a mensagem de voz não é baixada automaticamente, como é de costume. Em vez disso, ao tocar na opção de download, o WhatsApp exibe a mensagem "não foi possível baixar o áudio".

O mesmo acontece com o carregamento de fotos no WhatsApp. Figurinhas também apresentam erro na hora de baixar, com o alerta "Falha no download" ao receber o sticker de um contato. A gaveta de figurinhas também não carrega, o que impede seu envio.

No WhatsApp Web, áudios, imagens e figurinhas também apresentam falha de carregamento. No caso da versão do mensageiro para computadores, o aplicativo não exibe mensagem de erro e nem carrega a foto ao tocar na opção de download. A galeria de stickers também não carrega, impossibilitando o envio de figurinhas por PC.

O Facebook, empresa dona do W

... hatsApp, anunciou no último dia 18 que dobrara a capacidade dos serviços do mensageiro para que o serviço continuasse "funcionando de forma sólida". O uso do aplicativo cresceu durante a quarentena voluntária do novo coronavírus, como alternativa para entrar em contato com amigos e família por vídeo, texto e áudio.

WhatsApp não faz download de imagens e vídeos: como resolver? Usuários tiram dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo