O Google Hangouts é uma ferramenta para fazer videoconferências. A plataforma de comunicação do Google é compatível com os principais navegadores do mercado, como Chrome, Safari e Firefox, e não requer a instalação de programas no computador. Com interface intuitiva e usabilidade simples, o Hangouts permite fazer reuniões online direto no browser em poucos cliques.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Google liberou o Hangouts Meet, versão da plataforma voltada para comunicação empresarial, para todos os usuários de forma gratuita. Até então, a ferramenta premium estava disponível apenas para assinantes do G Suite. Com a medida, que vale até 1º de julho, qualquer pessoa poderá aproveitar os recursos avançados do Meet. Nas próximas linhas, entenda como funciona o Hangouts e conheça as funções que a ferramenta de comunicação oferece.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é e como funciona o Hangouts

O Hangouts é uma plataforma de comunicação que permite trocar mensagens online, efetuar ligações telefônicas e fazer videochamadas com até 25 pessoas. É preciso ter uma conta do Google para utilizar o serviço. Graças a essa integração, o Hangouts é capaz de importar toda a lista de contatos do usuário automaticamente, o que facilita o início das conversas.

Veja também: Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa no coronavírus

Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), a plataforma também conta com uma extensão para Chrome. O plugin permite o início rápido de conferências e pode ser encontrado na Chrome Web Store. Vale ressaltar que os Hangouts são sincronizados automaticamente em todos os dispositivos. Isso significa que, se você iniciar um Hangout no seu computador, poderá retomar o chat em um smartphone, por exemplo.

Hangouts Chat e Hangouts Meet

Em 2017 o Google dividiu o Hangouts clássico em duas ferramentas: Hangouts Chat e Hangouts Meet. Ambas são voltadas para o ambiente corporativo e estão disponíveis apenas para assinantes do G Suite. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, a gigante de buscas liberou o uso gratuito do Meet até 1º de julho.

Com a iniciativa, a empresa espera oferecer suporte aos funcionários que estão fazendo home office e precisam se comunicar remotamente durante a quarentena. Os usuários poderão usufruir de todos os recursos premium da plataforma, o que inclui videochamadas com até 250 pessoas, transmissões ao vivo para 100 mil espectadores, URLs de reunião exclusivas e gravação das chamadas no Google Drive.

Também voltado para empresas, o Hangouts Chat foi criado para a troca de mensagens em equipe. A plataforma permite enviar mensagens diretas, iniciar conversas em grupo e criar salas virtuais dedicadas à manutenção de projetos, o que simplifica o monitoramento do progresso e o acompanhamento das tarefas.

Graças à integração com o G Suite, usuários do Chat podem fazer o upload de arquivos do Drive e editar, em grupo, documentos do Google Docs, Google Planilhas ou Google Slides. Compatível com 28 idiomas, a ferramenta de mensagens também é integrada ao Meet.

A divisão dos serviços, no entanto, não vai durar por muito tempo. Segundo o Google, o Hangouts clássico será desativado após junho de 2020, quando todos os usuários serão migrados para o Hangouts Chat e Hangouts Meet.

Como fazer videochamada no Google Hangouts

Iniciar uma videochamada em grupo no Hangouts é simples. Na tela principal da plataforma (hangouts.google.com), basta clicar no ícone &q

... uot;Videochamada" e, após permitir o acesso ao microfone e câmera do computador, informar o endereço de e-mail das pessoas que você quer convidar para o encontro online. Se preferir, adicione os participantes compartilhando o link da videoconferência.

Durante a chamada é possível enviar mensagens e compartilhar a tela com outros usuários, bem como desativar a câmera ou microfone. Para finalizar a conversa, basta selecionar "Encerrar chamada".

Como fazer chamada telefônica no Google Hangouts

Antes de iniciar a chamada telefônica, é importante conectar um microfone e se certificar de que o dispositivo está funcionando corretamente. Feito isso, acesse a página principal do Hangouts (hangouts.google.com) e clique em "Chamada telefônica". Na caixa de pesquisa, digite um número de telefone ou nome e clique sobre ele para efetuar a ligação. Se a chamada for internacional, selecione o código do país no menu drop down.

O Google Hangouts oferece ligações gratuitas para os Estados Unidos e Canadá, tanto para fixo como celular. No Brasil, o custo das chamadas é de US$ 0,06 por minuto, ou seja, é preciso comprar créditos. Para isso, acesse voice.google.com/u/0/billing. O valor mínimo de recarga é US$ 10, e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito.

Via Google e G Suite

O Skype parou de funcionar? Veja como resolver no fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo