Os cabos RGB são familiares nas nossas vidas. O mais conhecido é o YPbPr, amplamente usado nos antigos vídeo-cassetes e mesmo em aparelhos de DVD mais recentes. A principal característica do RGB é usar um cabo e um conector para cada sinal, diferentemente do VGA, que transmite todos os sinais por meio de um só fio.

Além do armazenamento: conheça funções ‘pouco conhecidas’ do USB

O nome vem do inglês “Red, Green e Blue” – o famoso esquema de cores vermelho, verde e azul. Como cada cabo tem uma blindagem independente contra interferências externas, o RGB apresenta melhor qualidade de imagem em relação ao VGA, embora ambos sejam analógicos.

Confira todos os tipos de cabo RGB (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Com a massificação do sinal digital, o cabo RGB vem perdendo espaço para outros formatos, como o DVI e o HDMI. Mas esse modelo ainda é comercializado e possui várias aplicações, especialmente para quem possui dispositivos com diferentes tecnologias. Confira abaixo as versões do cabo RGB.

Cabo RGBHV

A sigla RGBHV significa RGB Horizontal sync Vertical sync. Isso indica que, além dos cabos verde, vermelho e azul, há outros dois: um destinado à sincronização horizontal e outro à sincronização vertical. Eles normalmente vêm com plugues BNC e são (ou eram, quando amplamente usados no passado) destinados ao uso profissional, como em estações de TV,  devido ao mair cuidado com a qualidade da sincronia.

Cabo RGBHV (Foto: Divulgação/OCT Cabos)

Cabo RGBS

É semelhante ao RGBHV, mas tem apenas um cabo para sincronização composta (horizontal e vertical). A perda de sincronização faz com que esse tipo de cabo, que também usualmente carrega conector BNC, seja usado em empresas de médio porte, para demonstração em grandes painéis, por exemplo.

Cabo RGBS (Foto: Divulgação/Black Box)

RGB YPbPr

O YPbPr, como dito antes, é o modelo mais clássico de cabo RGB. Ele usa três fios: um verde (Y), que carrega brilho e sincronização; um azul (Pb), que leva a cor correspondente; e um vermelho (Pr), que funciona de forma análoga ao azul. Esse tipo de cabo usa conector RCA, aplicado em eletrônicos domésticos.

Cabo RGB YPbPr (Foto: Divulgação/OCT Cabos)

Cabo VGA / RGB

Como o nome indica, ele possui conectores VGA e RGB – que podem ser tanto os RCA quanto BNC. No uso comum, este é o cabo empregado quando se quer ligar um monitor de vídeo antigo (que normalmente tem saída VGA) a um home theater ou DVD player.

Cabo VGA/RGB (Foto: Divulgação/Components UAE)

Cabo RGB / HDMI

É usado da mesma forma como o VGA, mas em TVs e monitores mais novos, que contam apenas com saída HDMI. Outro emprego comum é na conexão de televisores a consoles de videogame.

... p://s2.glbimg.com/dCNpmlqqCpiIDfwgzAJU__kNI5M=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/10/16/5rgb-hdmi.jpg" alt="Cabo RGB/HDMI (Foto: Divulgação/JC Cabos)" height="400" width="695">Cabo RGB/HDMI (Foto: Divulgação/JC Cabos)

Cabo RGB / DVI

Este tipo de cabo é menos usado que os anteriores, em grande parte porque a tecnologia DVI não chegou a ser muito popular e logo foi sucedida pelo HDMI. Em todo caso, vários
aparelhos de TV e monitores digitais possuem a entrada, exigindo que se compre o cabo RGB / DVI para ligá-los a dispositivos com saída vídeo componente analógica.

Cabo RGB/DVI (Foto: Divulgação/Arab Hardware)

Como solucionar problemas com o monitor? Descubra no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo