TV 4K ou 8K? Segundo resultados de uma pesquisa preparada pelas marcas Warner Bros., Amazon Prime Video, LG, Pixar e a Sociedade Americana de Cinematógrafos (ASC), os consumidores não conseguem perceber a diferença entre as duas resoluções. O teste foi do tipo duplo-cego, em que nem mesmo os administradores sabiam quais conteúdos estavam em 4K ou 8K. Enquanto alguns espectadores não conseguiram diferenciar as resoluções exibidas, outros viram poucas mudanças. Vale ressaltar que smart TVs 8K de marcas como Samsung, TCL e a própria LG, entre outras, já estão disponíveis para comprar no Brasil, com preço médio de R$ 10 mil para as versões mais simples.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O estudo levou três dias e contou com a participação de 139 pessoas, que realizaram testes de acuidade visual antes do exame. Já a pesquisa em si consistiu na exibição de clipes curtos em 4K e 8K de filmes e séries famosas em diferentes condições de iluminação e de distância das telas. Em nenhum momento as pessoas presentes foram avisadas se a tela usada era 4K ou 8K.

Após as exibições, os participantes precisavam classificar a experiência em uma escala com as atribuições “muito melhor”, “melhor”, “um pouco melhor” e “a mesma coisa”. No final das contas, os resultados agregados pelo teste mostram que, no geral, o aumento de resolução rende uma percepção de melhor qualidade de imagem em um parcela muito pequena dos casos. Em muitos resultados, consumidores inclusive afirmaram que o clipe em 4K parecia melhor do que aquele em 8K.

A respeito disso, Michael Zink, vice-presidente de tecnologia da Warner Bros e idealizador do estudo, acredita que “muitas pessoas classificando ‘4K como melhor que 8K’ ocorre porque eles não conseguem ver nenhuma diferença e simplesmente tentam adivinhar qual imagem é melhor”.

As TVs 8K ainda não têm preços tão acessíveis, mas já aparecem por aqui. Os televisores Samsung QLED, por exemplo:

Em uma análise mais granular do estudo, é possível identificar algumas tendências: clipes em 8K se deram melhor quando as imagens tiraram proveito de características específicas, como cor e movimento. O trecho em 8K do filme "Vida de Inseto" usado no teste, por exemplo, foi um dos clipes que acabaram com resultado melhor do que a versão em 4K. Por outro lado, os participantes classificaram um clipe com imagens da natureza em 4K igual ou melhor em relação à versão 8K.

... iv>

Outro ponto levantado pelo estudo é que usuários com melhores condições de visão tendem a identificar diferenças mais sutis e, assim, classificar o 8K como "um pouco melhor" ou "melhor" com maior frequência.

Via TechHive

Qual é a distância recomendada para usar TV 4K? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo