Aplicativos de mobilidade com serviços exclusivos para o público feminino são conhecidos como "Uber para mulheres" e estão disponíveis para Android e iPhone (iOS). Visando à segurança e ao conforto das passageiras, apps como Lady Driver, Femitaxi e Venuxx permitem solicitar corridas com motoristas mulheres pelo celular, diminuindo riscos de assédio e outras situações desconfortáveis.

Os apps exclusivos para mulheres ainda não apresentam disponibilidade semelhante a serviços como Uber, 99 e Cabify, que possuem maior alcance no nível nacional, e estão mais presentes na região Sudeste. Confira, na lista a seguir, seis aplicativos de transporte exclusivo para o público feminino.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Femitaxi

Lançado em 2016, o Femitaxi foi o primeiro aplicativo de transporte feminino com acesso em território nacional. Disponível para download na Google Play Store e na App Store, o software pode ser utilizado em celulares Android e iPhone (iOS). As corridas, feitas exclusivamente por motoristas mulheres, podem ser solicitadas em sete cidades brasileiras: São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia.

O app possui três tipos de serviço, que incluem viagens imediatas, agendamentos, e uma modalidade de transporte para crianças desacompanhadas. A interface de funcionamento do aplicativo é bem intuitiva, e os pagamentos das corridas são realizados por meio de cartões de crédito, sendo necessário o cadastro antes da solicitação do transporte.

2. Lady Driver

Lady Driver está disponível para download grátis em aparelhos Android e iPhone (iOS) desde 2017, e o objetivo da empresa é tornar o direito de ir e vir de suas motoristas e passageiras mais seguro. A ideia da criação do app surgiu após um episódio de assédio sofrido pela fundadora, dentro de um táxi solicitado por aplicativo.

A empresa mantém o chamado Blog da Lady, que conta com dicas sobre manutenção automotiva. Os homens podem participar de corridas no app, mas apenas como acompanhantes de mulheres passageiras. O Lady Driver encontra-se disponível apenas em algumas cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas a utilização do app é bastante simples e os pagamentos podem ser feitos por meio de cartão de crédito, débito ou em dinheiro.

3. Garupa

O Garupa foi lançado em 2017 no Rio Grande do Sul é pode ser baixado gratuitamente em celulares Android e iPhone (iOS). O app de mobilidade também conta com serviços exclusivos para mulheres, crianças e pets, além de possuir uma modalidade de entregas de objetos e corridas com preços especiais para estudantes e professores. A interface lembra outros aplicativos de mobilidade e é bastante intuitiva. Os pagamentos podem ser feitos por meio de cartão de crédito ou de forma pré-paga.

4. Drive Girls

O Drive Girls é um app de mobilidade para mulheres disponível apenas na cidade de São Carlos (SP). Seu diferencial é um botão de pânico que pode ser pressionado caso a motorista sinta que está em situação de risco. Quando acionado, o app entra em contato com a Polícia Militar e envia mensagens de alerta para motoristas online próximas à localização do alerta.

O app está disponível para download grátis em celulares Android e iPhone (iOS), e também permite o agendamento de viagens. O pagamento é realizado diretamente com a motorista, e o valor da viagem só começa a ser contado quando a passageira entra no carro. Por ser recente, o app apresentou alguns erros nos testes do TechTudo, como uma notifi

... cação diz que a "bandeira Drive Girls não está em operação no momento" no momento de cadastro.

5. Femini Driver

O Femini Driver é um aplicativo exclusivo para motoristas e passageiras mulheres. Diferentemente do Lady Driver, que aceita homens como acompanhantes de usuárias, o app atua somente com o transporte de mulheres. Sua proposta é fortalecer o empoderamento feminino, oferecendo um serviço com mais segurança e mais comodidade para as passageiras.

O app é gratuito, fácil de usar, apresenta layout simples e está disponível em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É possível baixá-lo nas plataformas Android e iPhone (iOS) e os pagamentos pelas corridas podem ser feitos em dinheiro ou cartão de crédito.

6. Venuxx

O Venuxx, lançado em 2017, conta com funções como agendamento de viagens e transporte especializado para crianças, adolescentes e idosas, todos feitos exclusivamente por mulheres. O app está disponível para download gratuitamente nas plataformas Android e iPhone (iOS) e apresenta disponibilidade de serviço nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O software só permite o cadastro de mulheres, e o pagamento das corridas pode ser feito por meio de cartão de crédito, transferência bancária ou boleto. Já as modalidades "Agende sua viagem" e "Chame seu motorista" podem ser pagas apenas com cartões de crédito.

Como denunciar "treme treme" no Uber e 99? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo