O Google anunciou, nesta terça-feira (18), uma série de novidades no Google Maps e no Google Assistente que prometem facilitar a vida dos foliões no Carnaval 2020. Com o aplicativo de mapas para Android e iPhone (iOS), usuários poderão conferir os blocos de rua mais próximos e receber, em tempo real, alertas sobre as ruas interditadas durante a folia. Já assistente virtual foi programada para ajudar mulheres a denunciar situações de assédio. O app para celular fornecerá contatos da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e da Polícia Militar.

Esta não é a primeira vez que o Google traz recursos especiais para o período de Carnaval. A novidade deste ano é que haverá uma maior cobertura do evento, com informações sobre mais de 3 mil blocos cadastrados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Para conferir os detalhes dos desfiles, basta dizer "Ok Google, falar com blocos de rua".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além disso, o Google Maps enviará notificações para avisar, em tempo real, quais vias estarão fechadas durante os dias do feriado de Carnaval 2020 no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Também nessas capitais, o serviço de localização vai mostrar as alterações no itinerário das linhas de ônibus. Com isso, os foliões evitam atrasos, e quem não curte a festa popular consegue se programar para fugir de congestionamentos.

Carnaval livre de assédio

No período do Carnaval, muitas mulheres sofrem com situações de assédio e violência sexual durante as festas e blocos de rua. Por isso, o Google repetiu a parceria com a ONG Think Olga e trouxe uma ferramenta que ajuda a denunciar esses crimes.

Para ativar o recurso, basta falar "Ok Google, como reportar assédio sexual" para o aplicativo da assistente. A plataforma exibirá os contatos da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (180) e da Polícia Militar (190), além de indicar o site da Think Olga para mais informações sobre o tema.

Comandos divertidos de Carnaval

Além do combate ao assédio sexual, a Google Assistente também foi programada para responder a comandos divertidos. Os usuários podem pedir desde dicas de roupas para Carnaval até conselhos amorosos para superar a rejeição do crush.

Quem quiser puxar assunto com a inteligência artificial também pode fazer perguntas como "Bebeu água?", "Quais são seus planos pro Carnaval? e "Você assiste aos desfiles das escolas de samba?". Confira algumas sugestões de comandos a seguir:

  • Você gosta de Carnaval?
  • Bebeu água?
  • Quais são seus planos pro Carnaval?
  • Você assiste aos desfiles das escolas de samba?
  • Crie um enredo de escola de samba.
  • Crie um nome de bloco de Carnaval.
  • Me dá uma dica de fantasia pro Carnaval?
  • E se o crush não me quiser?

Google Trends a serviço do Carnaval

Não sabe qual fantasia usar ou quer saber se o seu bloco ou escola do coração está com a popularidade em alta? O Google Trends, ferramenta de monitoramento de pesquisas na web, preparou uma página especial com as principais curiosidades dos brasileiros sobre a maior festa popular do país. Para conferir as informações, basta acessar a plataforma no Brasil e

... tocar em "Carnaval 2020".

Carnaval sem sair de casa

Durante os dias de Carnaval, as ruas ficam lotadas, o calor é intenso, e é preciso ter atenção redobrada à segurança. Se você gosta da folia, mas não tem toda essa disposição para curtir a festa, pode contar com a ajuda do Google. A busca do site exibirá notícias sobre os principais eventos carnavalescos em Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, além de transmitir cenas do Carnaval 2020.

Google Maps está sempre ativo no Android? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo