Os emojis estão mudando completamente a forma como nos comunicamos na Internet. Isso pode ser medido com um estudo divulgado pelo Instagram esta semana, que mostrou que quase metade de todo o conteúdo postado na rede social utiliza o recurso seja nas legendas ou nos comentários. Outro dado interessante da pesquisa são os diferentes significados que os emojis podem ter, como os "emoji heart". Dependendo da cor, o coração pode representar diferentes coisas. Veja o significado de cada um deles.

Como usar hashtags com emojis no Instagram para Android ou iPhone

Significar dos emoji de coração podem variar de acordo com a cor (Foto: Divulgação/ Emoji Keyboard)

O estudo analisou os diferentes tipos de corações e comparou em qual contexto eles são mais utilizados na rede social. O amarelo, por exemplo, está associado a primavera e coisas do campo, como plantas e frutas. O azul está relacionado a coisas bem diferentes, de conscientização sobre o autismo ao apoio a equipes esportivas, que tem a cor predominante nos Estados Unidos. 

Outro coração que tem significado distinto é o que está inserido em uma carta. Além, obviamente, de representar o envio de mensagens, ele também está associado a pagamentos e depósitos bancários. 

O uso mais frequente dos corações emoji podem ser vistos por completo na imagem abaixo:

Diferentes contextos que os 'emoji heart' são usados no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)

Variações

Como era de se esperar, o significado de cada emoji pode variar também entre os países. Outro estudo, realizado pelo pesquisador Barry Kavangh, comparou os usos nos Estados Unidos e o Japão.

Kavangh utilizou um método bem simples: pediu para as pessoas explicarem em voz alta o que o emoji utilizado representava. O resultado foi que os americanos são mais diretos e os japoneses subjetivos. 

Estudo revela que leitura de emojis também pode variar de acordo com estado de espírito (Foto: Divulgação/EmojiKey)

Os emojis são uma forma de facilitar o entendimento da mensagem, mas não podem substituir completamente o texto.  Apesar de 70% das pessoas afirmarem que os emojis podem auxiliar no entendimento, cerca de 30% das pessoas precisam de algum auxílio para compreender o que, de fato, o emoji significa em um texto. Os dados são do estudo “Do you know what I mean - A linguistic study of the understanding of emoticons and emojis in text messages” (Você sabe o que eu quero dizer, um estudo linguístico

... da compreensão de emoticons e emojis em mensagens, em tradução livre). 

Além disso, o estudo de Kavangh avalia que entendimento pode variar de acordo com vários fatores, como o estado de espírito de quem envia e de quem lê a mensagem. Assim como nos relacionamentos no mundo real, sarcasmo e ironia não são tão fáceis de compreender no mundo virtual.

Via Wired e Instagram

Não consigo curtir fotos no instagram. Como resolver? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo