A loja virtual MiStore Brasil, que ganhou as manchetes nesta semana por sumir do mapa e acumular dezenas de reclamações, reapareceu na internet. A empresa pediu desculpas e comunicou o encerramento das operações. Também deu orientações para compradores de celulares da Xiaomi. Ainda assim, ao menos o Mercado Pago anunciou a expulsão da marca na plataforma de pagamentos por quebra de contrato.

O sumiço da empresa causou confusão pois ela vende produtos da gigante chinesa, mas não tem autorização para tal. A única importadora e distribuidora autorizada para o mercado doméstico se chama DL. Ela é responsável pela seção brasileira do site oficial mi.com.

A MiStore Brasil cita “forças maiores” para comunicar a “despedida” do setor. Compradores de smartphones da Xiaomi são orientados a solicitar o ressarcimento nas plataformas de pagamento digital. As queixas dispararam depois da Black Friday 2019, de acordo com levantamento do Reclame Aqui divulgado pelo TechTudo com exclusividade.

O texto não dá indícios de que os responsáveis pela loja tentarão entregar os equipamentos comprados pelos brasileiros. O TechTudo tenta contato com a Mi Store desde terça-feira (14), mas não obteve resposta.

A loja não autorizada recomenda que os clientes procurem diretamente o Mercado Pago, o PagSeguro e o PayPal para solicitar o reembolso do dinheiro gasto.

Em nota, o Mercado Pago esclarece que cabe ao vendedor realizar o reembolso dos clientes. “Como plataforma de processamento de pagamentos, o Mercado Pago apenas viabiliza a devolução dos valores aos clientes, a partir de recursos existentes na conta do lojista, uma vez que as compras foram efetuadas diretamente no site da MiStore”, informou a empresa. Ela comunicou que a MiStore Brasil foi expulsa da plataforma.

A reportagem também busca o PagSeguro e o PayPal para checar quais providências serão adotadas.

A marca da Mi Store Brasil está presente ainda em lojas físicas de algumas cidades, no formato de quiosques em shoppings. Os responsáveis pelo empreendimento online informaram que os franqueados devem abandonar o nome para que os clientes não façam “a ligação de uma para com a outra”.

Repercussão no mercado

Confira a nota completa enviada pelo Mercado Pago nesta sexta-feira (17):

“O Mercado Pago esclarece que cabe ao vendedor MiStore o reembolso dos clientes, uma vez que a empresa é beneficiária dos pagamentos. Como plataforma de processamento de pagamentos, o Mercado Pago apenas viabiliza a devolução dos valores aos clientes, a partir de recursos existentes na conta do lojista, uma vez que as compras foram efetuadas diretamente no site da MiStore. Neste caso, os compradores devem entrar em contato diretamente com a Mi Store para ressarcimento do valor pago. O Mercado Pago informa ainda que, em razão do descumprimento dos Termos e Condições de Uso, o vendedor Mi Store foi inabilitado na plataforma de processamento de pagamentos.

A empresa ressalta que o reembolso via Programa Compra Garantida é aplicado apenas às compras realizadas dentro da plataforma Mercado Livre.”

Parceira da Xiaomi no Brasil, a importadora DL enviou o seguinte comunicado na segunda-feira (13):

“A DL, importador e distribuidor oficial dos produtos da Xiaomi no Brasil, informa que tomou ciência do caso a partir das matérias publicadas na imprensa e que não tem qualquer envolvimento com a operação e a loja online em questão. A empresa reforça que os canais oficiais online são o e-commerce mi.com e a venda em marketplace nos ca

... nais B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), Magazine Luisa, Via Varejo, Carrefour e Ricardo Eletro. Fisicamente, os produtos da Xiaomi de forma oficial estão disponíveis nas duas lojas da marca localizadas em São Paulo (Shoppings Ibirapuera e Center Norte) e em outros varejistas espalhados pelo Brasil.

Por fim, a empresa recomenda que as compras online sejam feitas apenas nos canais acima informados e, em caso de compras físicas, sempre solicitar a embalagem do produto para garantir a presença do selo Anatel, informações em português da origem do produto e que contenha ainda as informações claras do único importador oficial, a DL, em sua embalagem.”



>>> Veja o artigo completo no TechTudo