The Sims 4 Vida Universitária é uma das expansões mais aguardadas para o simulador da Electronic Arts. O pacote já está disponível para Windows e Mac (via download na Origin) por R$ 159, e também chegará ao PlayStation 4 e Xbox One. Os Sims agora podem ter a experiência completa da vida na faculdade, com direito a morar em alojamentos, participar de organizações e ainda escolher quais matérias estudar durante o semestre. Veja os detalhes da nova expansão:

Estilos e piercings

Como é costume em toda expansão, o Vida Universitária adicionou mais cabelos, roupas e tatuagens ao CAS (Criar-um-Sim). O destaque da vez são os Visuais de Estilo, com temática universitária, e a adição de piercings na categoria de acessórios. Há visuais para todos os gostos, desde o universitário atlético que acorda cedo para ir ao treino, até o hipster que acaba deixando para estudar um dia antes da prova.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Modo de construção

A expansão também adicionou objetos ao Modo de Construção para facilitar a vida acadêmica dos Sims. Entre eles, há frigobares, banheiros privados, computadores portáteis e quiosques – onde os alunos podem comprar comida ou pedir informações sobre o curso. Outros itens ainda têm interações inéditas, como mesas de pingue-pongue, bolas de futebol, barris de suco, mesas de robótica e palanques para debate.

Apesar disso, entre todas essas novidades, os objetos mais interessantes da expansão são as bicicletas. Sim, os Sims agora podem andar de bicicleta. Elas estão disponíveis para venda nos quiosques da universidade, e os Sims ainda podem escolher cores diferentes. Os alunos podem usá-las como transporte para se deslocar pelo campus ou qualquer cidade.

Aspirações e traços

A expansão não trouxe traços de personalidade para os Sims, mas adicionou a aspiração de Acadêmico, que tem como recompensa a características de Educação Superior. Já os lotes ganharam dois traços de temática universitária, o Point dos Universitários e o Local de Estudos.

Britechester e Foxbury

Britechester é o novo mundo da expansão Vida Universitária. A vizinhança se divide em três distritos: Instituto Foxbury, Gibbs Hill e a Universidade de Britechester. Os Sims têm 13 cursos no total para escolher em qualquer uma das duas universidades. No entanto, os diplomas são separados em normais e distintos. Os Sims podem ser aceitos em Graduações de Distinção dependendo do nível de suas habilidades. Um Diploma de Distinção é diferente de um diploma comum, pois traz benefícios melhores para o futuro profissional.

Cada campus é especializado em uma variedade de Graduações de Distinção. O Instituto Foxbury é voltado para Sims que desejam ingressar nas áreas de exatas ou ciências biológicas, enquanto a Universidade de Britechester é um campus mais tradicional focado em artes e literatura.

Entrando na universidade

Os Sims podem se candidatar a uma universidade usando o computador ou a caixa de correio. O processo é simples e a carta de aceitação vem um dia após o pedido de ingresso. A candidatura para diplomas comuns é mais fácil, enquanto os Diplomas de Distinção exigem que os Sims tenham um determinado nível de habilidade para serem aceitos.

Bolsas de estudo

Como os cursos são pagos, os Sims podem tentar bolsas de estudo para auxiliar nas despesas da universidade. São seis bolsas ao todo, cada uma com requisitos distintos. A ajuda financeira é automática para Sims que entram em programas de Graduação de Distinção. Há bolsas para Sims de baixa renda, para aqueles que moram em determinadas vizinhanças, para jovens adultos que já tr

... abalham, bolsas para Sims com níveis altos em certas habilidades e até para jogadores de futebol e de eSports.

Os futuros universitários podem pedir informações sobre as bolsas usando um computador. Ou ainda descobrir quais bolsas estão aptos a receber mandando um e-mail para o seu antigo orientador pedagógico. O valor de cada mensalidade muda de acordo com a quantidade de matérias que o Sim está cursando durante o semestre. Os alunos que vivem nos alojamentos dentro do campus ainda tem que arcar com o aluguel, cujo valor também entra na lista de despesas do semestre.

Alojamentos

O alojamento estudantil é um novo tipo de lote da expansão. Os Sims podem viver no alojamento durante o período da faculdade para estar mais perto do campus e ter a experiência completa da vida acadêmica. O lote funciona como uma república estudantil, onde os estudantes tem um colega de quarto e dividem o espaço com até dez moradores.

Os alojamento são lotes peculiares pois tem restrições de construção. Fogões e objetos de cozinha são estritamente proibidos nos alojamentos. O acesso ao Modo de Construção não está disponível. Contudo, é possível alterar a decoração e adicionar móveis aos alojamentos desde que o lote não esteja ocupado por Sims ativos.

Claro que os estudantes ainda podem levar seus pertences para o quarto. Os Sims podem clicar e arrastar objetos do inventário pessoal para dento do alojamento. Ou podem comprar objetos e necessidades nos quiosques da faculdade, como computadores, livros e pôsteres.

Aulas e tarefas

Os Sims devem seguir um cronograma de aulas. Os períodos duram cinco dias os alunos tem a opção de renovar (ou cancelar) sua matricula ao final de cada um. As matérias se dividem entre obrigatórias e eletivas. Os Sims podem pegar no máximo quatro matérias por semestre, sendo três obrigatórias e uma opcional. Para auxiliar os alunos, o menu de Carreiras traz a agenda de aulas, com horários, notas e tarefas.

As aulas funcionam como as carreiras do The Sims 4. Ou seja, jogador não pode ver o Sim estudando, mas pode escolher algumas interações clicando no ícone do personagem. Os estudantes podem tirar boas notas ao completar tarefas de casa e os requisitos das matérias, como trabalhos, praticar habilidades e provas finais. Os Sims têm acesso a livros e materiais de estudo no computador, e podem entrar em contato com seus professores para saber como estão se saindo em uma matéria.

Organizações

Outra novidade do pacote são as organizações. São grupos que funcionam como grêmios estudantis em que os Sims podem participar de eventos temáticos. As universidades de Britechester e Foxbury tem organizações diferentes que se encaixam no perfil de cada campus.

Os Sims podem comparecer aos eventos da faculdade para conhecer os integrantes das organizações e pedir para participar. Dentro do grupo, o aluno poderá participar de eventos ou atividades para ganhar pontos, que são convertidos na reputação do Sim dentro da organização.

Novas carreiras

A expansão adicionou cinco novas carreiras ao The Sims 4: educador, advogado, engenheiro, jogador de futebol e competidor de esportes eletrônicos. As carreiras adicionam interações inéditas quando os Sims usam o computador. Sims que estudam Ciência da Computação automaticamente entram em uma equipe de esportes eletrônicos.

Debate e robótica

Outra novidade do pacote Vida Universitária é a adição de duas novas habilidades. Uma delas é chamada de Pesquisa e Debate e permite que os Sims tenham mais chances de ganhar debates em conversas ou nos palanques, e a convencer pessoas a fazer certas interações sociais.

A outra habilidade é a de Robótica. Em conjunto com a nova carreira na área de engenharia, os Sims com bons níveis de habilidade podem desenvolver robôs e outros eletrônicos para melhorar a qualidade de vida. Lembra do Servo? O robô do The Sims 2 está de volta e pode ser construído por Sims com nível nove em habilidade de robótica.

Os Sims podem praticar a habilidade usando a Bancada de Robótica, item que também é novo na expansão. Contudo, precisam comprar e fabricar peças para construir os robôs e utilitários. São as mesmas peças usadas para aprimorar objetos com a habilidade de mecânica.

O Servo é a maior criação da bancada. Ele se comporta como um Sim, tem quatro necessidades (diversão, social, durabilidade e carga) e pode ser controlado pelo jogador. Os Servos podem fazer amizade, se apaixonar, mudar aparência, gênero e ter traços de personalidade.

Qual sua opinião sobre The Sims 4? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo