O Google celebra com um Doodle, nesta terça-feira (19), o aniversário de 200 anos do Museu do Prado, o maior da Espanha e um dos mais importantes do mundo. Projetado pelo arquiteto Juan de Villanueva, o prédio foi sede de um centro de ciências naturais antes de ser convertido em museu pelo Rei Fernando VII e pela rainha María Isabel de Braganza. O local abriu as portas ao público em 19 de novembro de 1819 com 311 pinturas e sob o antigo nome de Real Museo de Pintura y Escultura. Atualmente, traz coleção de mais de 5 mil itens de artistas como Velazquez, Goya, El Greco, Rembranbdt e Rafael.

O Doodle exibido no Brasil, na Espanha e em mais 28 países, traz referências a diversas pinturas famosas exibidas no museu, como “Carlos V en la Batalla de Mühlberg”, de Tiziano, e “El caballero de la mano en el pecho”, de El Greco. São sete obras fictícias que formam, juntas, a palavra “Google” e que ladeiam um quadro com a fachada do museu, ao centro. Segundo o criador da imagem, o designer Nate Swinehart, foi necessário desenvolver uma nova técnica de pintura digital para conseguir chegar ao resultado que imita uma pintura a óleo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Museu do Prado é parada obrigatória para quem visita Madri. Localizado no Circuito del Arte, próximo do Museo Reina Sofía e outros museus, o prédio ocupa quase uma quadra inteira de uma das principais avenidas da capital espanhola, a Paseo del Prado. Dada a extensão do local, a organização oferece planos de visita que vão de uma a três horas de passeio, a depender do que o visitante deseja ver.

O destaque é a coleção de Francisco Goya, um dos principais artistas europeus da Idade Contemporânea e que era vivo na época da inauguração do Museu. Desde novembro de 2018, quando foram iniciadas as comemorações do bicentenário, visitantes puderam explorar 133 pinturas e 500 desenhos

... , entre outros documentos sobre o pintor. Entre elas estão o acervo do próprio Prado, assim como obras emprestadas pelo Palácio Real.

Qual é o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo