Os campeonatos de esports já proporcionaram partidas emocionantes em franquias de videogames como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), League of Legends (LoL) e Street Fighter. Os confrontos nos torneios profissionais são imprevisíveis e já reservaram aos espectadores algumas viradas de tirar o fôlego. Algumas delas entraram para a história dos campeonatos e são lembradas até hoje. Confira, a seguir, uma lista com cinco "comebacks" que marcaram a história dos games com direito a participação brasileira e séries valendo títulos mundiais.

Luminosity x Liquid

Luminosity Gaming e Team Liquid protagonizaram uma das séries mais épicas da história do CS:GO no MLG Major Championship Columbus 2016. Os brasileiros, liderados por Gabriel ''FalleN'', estavam perdendo por 15 a 9 na Mirage – o primeiro mapa da semifinal. A equipe norte-americana poderia fechar o duelo a qualquer momento, mas havia uma pedra no caminho.

O obstáculo se chamava Marcelo ''coldzera''. O player brasileiro, eleito duas vezes o melhor do mundo, encaixou uma jogada de AWP na região do tapete e eliminou quatro adversários completamente sozinho. A LG virou o marcador para 19-15, venceu o segundo mapa, foi à final, faturou o primeiro Major da história e, de quebra, coldzera recebeu um grafite em homenagem ao feito.

G2 Esports x Fnatic

A final do segundo split da LEC, torneio de League of Legends da Europa, ficou marcada entre as partidas com viradas históricas. Atual vice-campeã mundial e do continente, a Fnatic não chegou como favorita ao confronto, mas surpreendeu expectativas ao abrir dois jogos a zero. Tim "Nemesis" e Martin "Rekkles", mid laner e atirador da organização britânica, foram os principais nomes do time.

A G2 Esports, que já havia conquistado o Mid-Season Invitation (MSI) 2019 na metade da temporada, estava a um passo da derrota, mas não se desesperou. O quinteto comandado por Marcin "Jankos", eleito MVP da segunda etapa, venceu as três partidas seguintes, virou o placar para 3-2, faturou o pentacampeonato da LEC e foi para o Mundial 2019 como primeiro seed da região.

Daigo Umehara x Justin Wong

Daigo Umehara e Justin Wong foram protagonistas da partida de fighting games mais icônica da história. Os atletas disputaram uma serie de Street Fighter III: Third Strike durante a Evolution Championship Series (EVO) 2004, principal competição de jogos de luta do planeta, e levaram o público à loucura, quando o cenário de esports ainda começava a se profissionalizar.

Daigo (Ken) estava com apenas um ponto de vida, mas repeliu 15 hits consecutivos de Wong (Chun-Li). Após se defender do Super Art, o atleta japonês encaixou o seu combo, derrotou o adversário e selou a virada diante das centenas de pessoas presentes na California Polytechnic University, Estados Unidos. A jogada ficou conhecida como EVO Moment #37 e Daigo ganhou o apelido ''The Beast''.

Cloud9 x FaZe Clan

Em 2018, Cloud9 e FaZe Clan mediram forças na grande final do ELEAGUE Major Boston de CS:GO. A organização europeia, liderada pelo craque Olof "olofmeister", já havia vencido o primeiro jogo na Mirage por 16-14, mas acabou sofrendo a virada nos mapas seguintes. Os norte-americanos triunfaram na Overpass por 16-10 e confirmaram o título na Inferno com direito a overtime.

No último mapa, a FaZe Clan chegou a abrir 15-11, ou seja, quatro match points para levantar a taça. A Cloud9 venceu todos os rounds em sequência e, após duas prorrogações, selou o triunfo por 22-19. Tarik Celik ex-integran

... te da MIBR, marcou um ace e foi um dos grandes destaques da final.

Moscow 5 x CLG.EU

Nos primórdios do cenário competitivo de LoL, quando a Riot Games ainda não havia estruturado um circuito oficial que englobasse todas as regiões do planeta, Moscow 5 e CLG.EU decidiram o título da DreamHack Summer em 2012. Aquela série ficou eternamente marcada na história dos torneios.

Os russos dominavam o mapa e emplacavam cerca de 26 mil de ouro de vantagem, mas não conseguiam encaixar o golpe final para derrubar a base inimiga. A CLG.EU, por sua vez, foi paciente e soube aproveitar os pequenos espaços. A luta definitiva foi aos 55 minutos: a organização europeia eliminou quatro integrantes da Moscow e deu o GG com 61 no relógio, confirmando, posteriormente, o primeiro lugar na competição.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo