Shadowverse é um jogo gratuito de cartas para Windows, Mac OS X, Android e iPhone (iOS). Com mais de 400 cartas, visual caprichado e uma jogabilidade descomplicada, o título é um forte candidato para competir com Hearthstone: Heroes of Warcraft e outros jogos do mesmo gênero. Confira, neste tutorial, como fazer o download e aprenda a jogar o game.

Como jogar Hearthstone: Heroes of Warcraft, o cardgame da Blizzard

Como fazer o download de Shadowverse

Shadowverse está disponível em versões para PC, Android e iOS. Para fazer o download, acesse a página do jogo no TechTudo em seu celular e clique na opção “Baixar”. No Steam, entre com sua conta e senha e baixe o game gratuitamente.

Veja como baixar e jogar Shadowverse para PC, Android e iOS (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Modos de jogo

Shadowverse possui vários modos de jogo, entre eles o "Solo", "Multi" e "Arena". O primeiro consiste no modo história, com capítulos para cada personagem e deck presente no jogo. O segundo é o multiplayer online, onde os jogadores podem disputar partidas ranqueadas, normais ou convidar amigos para um duelo. Já o modo "Arena" traz desafios e condições especificas valendo recompensas, como "tickets" para "boosters".

Shadowverse tem três modos de jogo: Solo, Multi e Arena (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Como funcionam as partidas

Shadowverse é um jogo de cartas onde cada jogador começa com 20 pontos de defesa. Para ganhar, seu objetivo é fazer com que o número de pontos do seu oponente chegue a zero. O game oferece um pequeno tutorial inicial explicando os conceitos básicos do jogo, como usar as cartas, atacar, se defender e evoluir suas criaturas dentro da arena.

Em Shadowverse, você pode usar cartas de ataque e defesa (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

O número que aparece no canto superior direto da carta representa o custo dela. Cada jogador começa com um ponto e vai recebendo um a mais a cada turno. Esta pontuação fica no canto inferior direto da tela, em forma de pontos verdes. Cartas com pontos altos geralmente são mais fortes. Além das criaturas, há cartas mágicas e amuletos.

As cartas de ataque são chamadas de “Followers”. Elas possuem pontos de ataque e vida, dispostos nos cantos superiores esquerdo e direto da carta, respectivamente. Os Followers não podem atacar no mesmo turno em que são colocados em campo. No turno seguinte, quando puder atacar, basta arrastar a carta em cima da carta adve

... rsária.
Quando um Ward está em campo, você é obrigado a atacá-lo primeiro (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Você também pode atacar os pontos de vida do oponente diretamente, isto é, se ele não possuir defesas. Cartas com a descrição “Ward” são defensivas. Enquanto elas estiverem em campo, você não poderá atacar outras cartas ou os pontos de vida do adversário. O jogador é obrigado a derrotar o "Ward" para que possa realizar outra ação.

Você também pode aumentar o poder de ataque e defesa das suas cartas usando a evolução. A cada partida, você pode evoluir até três cartas diferentes. Quando o ícone amarelo de evolução estiver disponível, arraste-o para a carta ou clique nela e escolha a opção “Evolve”. Como “bônus”, você também poderá atacar com ela no mesmo turno.

Em um determinado ponto da partida, você poderá evoluir suas cartas (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Além das cartas de ataque e defesa, o jogador tem a sua disposição magias e amuletos. Os amuletos ("Amulets") são cartas que não podem atacar ou serem atacadas. Contudo, elas têm efeitos, como invocar criaturas após um determinado número de turnos. Já as magias ("Spells") são cartas de uso único, com efeitos diferentes.

Como comprar cartas

Ao longo das partidas, se você vencer, receberá "Rupies" para comprar "boosters" de cartas na loja do jogo. No entanto, há outras maneiras de comprar cartas. Você pode adquirir "tickets" no modo historia ou em desafios da "Arena" e também cristais comprados através de microtransações. Para resgatar itens que você ganhou, como bônus diários, acesse a tela principal, clique em "Crate" e depois em “Claim All” para pegar todos.

Acesse o "Shop" para comprar cartas usando Rupies, Crystals ou Tickets (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Os "boosters" comprados serão abertos logo em seguida, com uma animação. Basta arrastar a lista de cartas para a direta e verificar suas novas cartas. Elas têm cores diferentes que indicam a sua raridade, da mais comum para a mais rara, respectivamente: "Bronze", "Silver", "Gold" e "Legendary". As chances de cartas raras variam de acordo com o "booster". Há também cartas "foil", com animações e efeitos para cartas já existentes.

Tipos de decks

As cartas são divididas entre sete tipos de decks: "Neutral", "Forestcraft", "Swordcraft", "Runecraft", "Dragoncraft", "Shadowcraft", "Bloodcraft" e "Havencraft". No modo história, você pode aprender as peculiaridades e o modo de jogo para cada deck. Eles funcionam de maneiras diferentes, com suas próprias vantagens e fraquezas.

Cada personagem possui um tipo de deck e estilo de combate diferente (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Shadowcraft, por exemplo, usa um sistema de acumulo de pontos, chamados “Shadows”. Com eles, o jogador pode invocar efeitos mais fortes para suas magias ou "Followers". Contudo, ele tem fraquezas contra o deck de "Havencraft", pois este tem efeitos que eliminam suas cartas do campo por serem do tipo "Ghost" ou "Zombie".

Qual seu deck favorito no Hearthstone? Opine no Fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo