Um aplicativo chamado Gunpoder se tornou uma grande ameaça para os usuários que fizeram download dele no Android. Na Google Play Store, ele dizia ser um emulador que roda jogos de consoles Nintendo em smartphones e tablets. Mas, na verdade, não passava de um vírus disfarçado.

Xbox Music para Android ganha streaming gratuito de músicas do OneDrive

Android é o sistema operacional móvel mais atacado por vírus (Foto: Reprodução)

Quando o vírus se propagada pela plataforma, ele começa a interceptar dados como os favoritos de sites, históricos de navegação e também compartilhar o link para download dele para os contatos de sua agenda. E o pior de tudo: quem baixava o app deveria ser assinante, pagando entre US$ 0,20 e US$ 0,49 pela conta.

Ele também conseguia exibir anúncios fraudulentos e executar outros códigos maliciosos. Segundo a Palo Alto Networks, os alvos foram pessoas de diversos países, como Iraque, Índia, Rússia, França, México, Estados Unidos, Espanha, Brasil, entre outros. Após esta denúncia, o aplicativo não está mais disponível para download.

Quem identificou o problema foi a empresa de segurança online Palo Alto Networks, que, recentemente, encontrou três variações de malware que contaminam os smartphones de usuários que instalam o aplicativo. O número de infectados, apesar de não divulgado, já deve ser grande, tendo em vista o quanto este tipo de app é procurado pelos usuários.

... conteudo"> Aplicativo malicioso se passava por emulador (Foto: Reprodução/PC World)

Via UberGizmo

Smartwatch: será que essa moda pega? Opine no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo