PC vs Consolas – Quem ganha a ‘velha’ guerra do gaming? – Esta é uma das questões mais antigas da comunidade de videojogos! Aliás, é algo que muitas vezes origina autênticas batalhas campais, com ambos os lados a defender os seus ideais.

Dito isto, a coisa é resumida de uma forma bastante simples… As consolas são extremamente mais baratas em comparação ao PC (Depende do PC), oferecendo uma experiência de jogo muito similar, com acesso a jogos que muitas vezes nem irão chegar ao mundo dos Computadores.

E agora perguntam, se por acaso seguem o que escrevo todos os dias na Leak.pt… O que se passa contigo Nuno? Não és um gajo dos PCs, do #PCMasterRace!?  Meus amigos, claro que sou, mas aqui vamos discutir esta velha guerra de uma forma simples e super direta.



Nota do Redator: Afinal de contas, um Gamer é sempre um Gamer, qualquer que seja a sua plataforma.

Por isso, é a nossa missão informar da melhor maneira, para que vocês tomem a melhor decisão para o vosso caso específico. O que interessa é jogar!


PC vs Consolas -> Lá pelas consolas oferecerem uma experiência de jogo similar, são desde logo a escolha indicada para todo e qualquer jogador? Óbvio que não!

Portanto, a PlayStation 4 e a Xbox One são realmente muito mais baratas em relação ao PC, para um conjunto de propósitos bem definido! Onde podemos incluir jogar títulos mais focados neste mundo, servir de Box de Streaming e claro de leitor Blu-Ray.

Mas porquê esta diferença de preço entre as Consolas e o PC?

É muito simples, as fabricantes de consolas vendem o seu hardware a preço de custo, ou até a um preço abaixo do custo de produção. De forma a vender o hardware em massa e posteriormente fazer dinheiro nos serviços e venda de software. Em suma, uma consola é um excelente negócio a nível de hardware, mas terrível quando falamos de software.

PC vs Consolas – O PC é uma máquina muito mais completa!

A realidade é muito simples, um PC consegue fazer muito mais que uma consola, não há volta a dar.

Pode jogar à vontade de uma lista cada vez maior, muitos dos quais também existem no mundo das consolas. Aliás, até poderá jogar muitos dos jogos que saem todos os meses para as consolas, com uma qualidade gráfica muito superior! Afinal, 4K, ou 1440p@144Hz é uma realidade se tiver um bom PC. O que poderá fazer toda a diferença dentro do jogo.

Além disto, também poderá instalar uma outra imensidão de programas para consumir conteúdo ou até criar conteúdo seu. São potencialidades que permitem retirar mais valor do dinheiro gasto na máquina, o que por sua vez dilui um pouco o preço inicial de um bom PC. (Isto já para não falar na quantidade de programas completamente gratuitos a que irá ter acesso, onde claro está, podemos incluir vários jogos.)

Um PC pode ser atualizado! Entretanto, uma consola vai ser sempre aquilo que comprou no dia 1

Além de tudo isto, um PC pode ser atualizado sem grandes problemas, a não ser que tenha um portátil ou um Mac. Assim, se por acaso construir um PC de raiz, mais tarde poderá atualizar quase todos os componentes, como bem entender! Ou seja, se precisar de mais potência computacional, pode mudar o CPU. Se precisar de aumentar a potência gráfica, basta mudar a placa gráfica.

Claro que existem coisas que tem de ter atenção, como a compatibilidade entre componentes. Por exemplo, se quiser trocar para um CPU mais moderno, é provável que também precise de mudar a motherboard. (O que poderá trazer mais água no bico, como troca de RAM, entre outras coisas)

Em suma, pode fazer algumas mudanças no seu PC ao longo do tempo, o que irá permitir manter uma autêntica máquina de jogos de topo durante muitos e longos meses/anos. Por isso, se está entre estas duas opções, considere o que precisa além de jogar numa consola? Será que vai dar uso a todas as potencialidades de um PC? Quer ter melhores gráficos? Ou quer simplesmente ligar a consola e sentar-se no sofá da sala?


PC vs Consolas – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.