Os crimes de identidade ganharam novas facetas conforme a evolução da tecnologia. Se antes era preciso roubar a versão física dos documentos de identificação para cometer ações fraudulentas, hoje hackers podem conseguir acesso quase que irrestrito a informações pessoais e bancárias a partir de credenciais descobertas na Internet. Com esse tipo de dado em mãos, criminosos podem causar grandes prejuízos às vítimas, que vão desde compras não-autorizadas no cartão de crédito até autuações por crimes que não cometeram. Na lista a seguir, o TechTudo separou sete medidas de segurança para você se proteger de roubos de identidade online.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Crie senhas fortes

Senhas longas, com mais de nove ou dez caracteres, oferecem maior proteção contra a ação de invasores. Vale ressaltar, no entanto, que de nada adianta usar sequências fracas, como 123456789, ou informações pessoais, como o nome completo. Para ser considerado forte, o código precisa, ainda, combinar letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Outra dica válida para reforçar a segurança da senha é substituir letras por números, como em "T3chTud0". Se estiver com dificuldades para criar a combinação, experimente usar geradores online.

2. Use senhas exclusivas para cada site

Embora comum entre muitos usuários, reutilizar senhas é uma prática que compromete a segurança das contas. Isso porque, se hackers têm acesso às credenciais de um site, todos os demais serviços que usam o mesmo login e senha podem ser invadidos a partir da combinação que foi descoberta. Para não ser vítima de golpes de credential stuffing, é importante usar senhas únicas para cada site.

3. Use um gerenciador de senhas

Gravar senhas nos navegadores é outra atitude que, embora recorrente, pode comprometer a preservação de dados, uma vez que os browsers são mais suscetíveis a falhas de segurança. Se você tem contas em diversos sites e precisa concentrar suas senhas em um único local para não esquecê-las, o ideal é recorrer a gerenciadores de senhas, programas específicos para esse fim e que usam criptografia para garantir a segurança das informações.

4. Evite se conectar a redes Wi-Fi públicas

Atraídos pela possibilidade de acessar serviços online fora de casa e de forma gratuita, muitos usuários se conectam a redes Wi-Fi abertas. No entanto, essa prática corriqueira e aparentemente inofensiva esconde um risco: criminosos podem criar redes públicas falsas para roubar dados dos usuários. A partir do login, os hackers conseguem rastrear todos os sites visitados e até mesmo roubar senhas e outras informações pessoais fornecidas. Para evitar interceptações criminosas, use sempre uma rede virtual privada (VPN) para se conectar à Internet e nunca faça login em redes Wi-Fi cuja origem é desconhecida.

5. Não use perfis de redes sociais para fazer login em outros sites

Ao começarem a se cadastrar em algum site, é comum que os usuários recebam a proposta de fazer login a partir da conta em outro serviço, como Google ou Facebook. Embora poupe tempo, o "login único" não é uma alternativa completamente segura, uma vez que concede ao site acesso às informações pessoais contidas na conta de e-mail ou rede social, abrindo caminho para violações de privacidade. Sempre que possível, opte por fazer o cadastro da forma tradicional.

6. Habilite a verificação em duas etapas

Como o próprio nome já diz, a verificação em duas etapas dificulta a ação de hackers ao inserir uma fase extra no pro

... cesso de login. Com o procedimento, não basta que os criminosos tenham acesso às credenciais da vítima; eles precisam também ter o celular da pessoa em mãos, uma vez que o código de autentificação final é enviado para o aparelho. É possível ativar a verificação em duas etapas em serviços como Gmail, WhatsApp e Instagram.

7. Diminua a exposição nas redes sociais

As redes sociais podem funcionar como fontes valiosas de informação para pessoas mal-intencionadas. Neste mês, foi revelado que uma brecha no Instagram permite que todas as publicações privadas sejam acessadas e compartilhadas com pessoas fora da rede social. No Facebook, por sua vez, invasores recorrem a táticas diversas para ter acesso a contas fechadas.

O cenário reforça a importância de redobrar a atenção com relação ao conteúdo postado. Evite fazer publicações que revelem detalhes sobre a sua intimidade ou exponham informações sensíveis. Vale também "fazer uma limpa" na lista de seguidores ou amigos e se certificar de que o perfil é acompanhado apenas por pessoas confiáveis.

Como recuperar senha do Gmail? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo