Uma nova tecnologia permite que câmeras digitais não precisem de baterias ou cargas em tomadas para funcionarem. A inovação é furto de uma pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, que utiliza o próprio sensor do dispositivo para captar a luz solar e transformá-la em energia. O trabalho, que ainda está em andamento, já produziu um protótipo e pode revolucionar o futuro das câmeras.

Garmin lança dois modelos de action cam para concorrer com a GoPro; veja

Segundo pesquisadores, dispositivo pode funcionar eternamente sem alimentação externa (Foto: Divulgação/Computer Vision Laboratory)

O sensor utilizado nas câmeras digitais comuns capta a luz dos ambientes e a transforma em imagens. A técnica criada pelos pesquisadores consiste em fazer com que cada pixel do sensor seja capaz de desempenhar tanto a função de captar as imagens como gerar energia. A inspiração veio das placas fotovoltaicas usadas para geração de eletricidade a partir da captação da luz solar.

Qual a melhor câmera digital semi-profissional/superzoom/compacta? Opine no Fórum do TechTudo. 

Até agora, O protótipo criado pelos engenheiros possui um sensor de imagem de 30 x 40 pixels que fica preso a uma caixa fabricada por uma impressora 3D. O dispositivo é capaz de gravar imagens em ciclos de 1 segundo.

Sensor alterna automaticamente captação de imagem e geração de energia (Foto: Divulgação/Computer Vision Laboratory)

A grande sacada descoberta pelos pesquisadores foi desenvolver um sensor capaz de alterar automaticamente a função de captação de imagem e a geração de energia. A transformação da luz em eletricidade ocorre entre os intervalos da filmagem e ela precisa estar em local com boa iluminação para funcionar.

Até chegar ao mercado, a câmera autossuficiente ainda precisa passar por testes e corrigir alguns problemas. A resolução das imagens feitas com o protótipo ainda não são das melhores, mas é só o início de uma pesquisa em desenvolvimento. No futuro, ela também deve conter uma bateria para permitir o seu funcionamento a noite.

... onteudo"> Imagem captada pelo dispositivo ainda não é das melhores (Foto: Reprodução/Youtube)

A pesquisa foi patrocinada pelo Office of Naval Research, órgão de fomento a inovação da Marinha dos Estados Unidos. Pode ser um indício que no futuro o dispositivo seja usado para fins militares.

Via Columbia



>>> Veja o artigo completo no TechTudo