Apesar de ser um ótimo navegador, quem utiliza o Google Chromecertamente já se deparou com o problema do alto consumo de memória. Felizmente, existem algumas ferramentas e pequenos truques que podem ajudar a resolver isso no seu computador. A seguir você verá mais informações sobre a questão e o que é preciso fazer para reduzir o consumo de memória e deixar o PC mais rápido.

Como economizar dados usando o Google Chrome em notebooks com 3G

Veja como reduzir o consumo de memória do navegador do Google (Foto: Divulgação/Google)

O problema do consumo de memória do Chrome ocorre na medida que o navegador, os aplicativos e os sites recebem mais funções e ficam mais potentes, precisando de mais recursos para serem executados. Embora seja inevitável, isso pode ser amenizado com alguns pequenos cuidados.

Liberando memória pelo Chrome

Se você quiser liberar memória que está sendo usada pelo Chrome, feche as tarefas (processos) que você não precisa mais e que estejam usando muitos recursos. Esses processos podem ser vídeos ou um aplicativos, e podem ser fechados usando o Gerenciador de tarefas embutido do Chrome (mas lembre-se: todo trabalho que não for salvo na sua tarefa, será perdido). Para isso, faça o seguinte:

Passo 1. Clique no o canto superior direito da janela do navegador, para acessar o menu do Google Chrome . Em seguida, clique em “Mais ferramentas” e depois em “Gerenciador de tarefas”;

Acessando o Gerenciador de tarefas do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na tela do Gerenciador de tarefas, clique em “Memória” para classificar os processos do Chrome em ordem de uso de memória. Depois, selecione a tarefa que você deseja fechar e clique no botão “Encerrar processo”.

Finalizando um processo no Gerenciador de tarefas do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desative extensões que não estão sendo usadas

Se uma extensão usa consistentemente muita memória, considere desligá-la totalmente. Veja como:

Passo 1. Clique no o canto superior direito da janela do navegador, para acessar o menu do Google Chrome. Em seguida, clique em “Mais ferramentas” e depois em “Extensões”;

Acessando as extensões do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2.  Para desativar uma extensão, desmarque a caixa de seleção Ativada ao lado dela.

Desativando extensões no Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Economizando memória

Até agora foi mostrado como liberar memória usando um recurso interno do Chrome e muitas vezes o problema pode estar na maneira como você usa o navegador ou os outros aplicativos. A seguir, você conhecerá algumas maneiras simples de reduzir o uso de memória do Chrome:

... rong>Evite executar vários aplicativos ao mesmo tempo

A primeira e mais óbvia de todas as dicas: evite executar vários aplicativos ao mesmo tempo. Aliás, essa dica vale para qualquer programa. Assim, se seu PC possui pouca memória, a cada aplicativo aberto, o Chrome terá menos recursos para poder trabalhar.

Não abuse das abas

Tente manter o mínimo possível de guias abertas. Feche as que você não está usando. As abas são um recurso importante, mas toda vez que você abre uma, o Chrome consome mais memória e isso aumenta a cada nova aba. Por isso, use abas com moderação e evite abusar dessa funcionalidade.

Qual é o melhor navegador para Windows 8.1? Comente no Fórum do TechTudo.

Deixe o Chrome como novo

Se necessário, tente redefinir as configurações do navegador Google Chrome para que ele funcione da forma como funcionava quando foi instalado pela primeira vez. Restaurar as configurações originais do navegador pode ser a solução para travamentos, comportamento instável ou lentidão.

Cuidado com as extensões

Fique atento a tarefas e extensões desconhecidas ou indesejáveis. Algumas vezes, pode parecer que uma tarefa está consumindo uma grande quantidade de memória, mas isso acontece, na verdade, por causa da interferência de uma extensão ou de outra tarefa. Para identificar, experimente seguir as instruções desse tutorial.

E lembre-se, você pode excluir qualquer extensão que não tenha sido instalada por você. 

Com todos esses cuidados acima, você conseguirá usar o Chrome com mais tranquilidade e navegar sem sofrimento. Melhor ainda, poderá continuar usando o seu navegador favorito. E se pintar alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de perguntar no fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo