A Nintendo está a querer apostar forte no mundo dos smartphones. Exemplo disto, é que o título mais recente, o Mario Kart Tour, já está disponível para as plataformas Android e iOS. Este é um jogo totalmente grátis, mas tem uma característica semelhante a outros jogos da Nintendo. Tem compras na aplicação. No entanto isto não é algo de extraordinário. São vários os títulos que têm. O Super Mario Run que foi lançado para Android e não só não me surpreendeu muito. Assim, quando estava a escrever este artigo procurei logo instalar o jogo para ver se seria uma surpresa ou uma desilusão.

Chegou o Mario Kart Tour para Android e já experimentámos!

Depois de vincularmos uma conta o que temos de fazer é usar o cano para escolher um piloto.

O Mario Kart Tour disponibiliza um pequeno tutorial que revela como funcionam os controlos. Dito isto, temos duas opções à escolha. Um controlo simples em que deslizamos o dedo para a esquerda e para a direita para controlar ou então um modo derrapagem. Neste segundo permite derrapar tocando no ecrã e assim controlar o carro. Aviso já que é bem mais complicado para principiantes.

Os gráficos estão muito bons e o jogo em si também me parece! Mas…

No entanto há algo que gostaria. Um sistema de controlo mais intuitivo. É verdade que podemos deslizar o dedo para a esquerda ou direita para comandar o carro ou carregar duas vezes no ecrã para atirarmos algo aos nossos concorrentes. No entanto, seria bem mais engraçado, a meu ver, temos uma espécie de gamepad no ecrã. Pelo menos com os botões de esquerda, direita, acelerar, travar e afins. A aceleração ser automática tira muita piada ao jogo.

O Mario Kart Tour é um jogo com múltiplos modos, onde os jogadores correm em diversas percursos inspirados em cidades reais para além das pistas mais clássicos.

Entretanto os programadores vão mudar estes locais a cada duas semanas, o que significa que todos os meses teremos coisas novas.

À medida que formos ficando melhores nas corridas vamos ganhar Grand Stars, ou seja, as belas estrelas. Com isto vamos poder desbloquear novos condutores, karts e muito mais. Atenção que em algumas corridas o objetivo não é chegar em primeiro, mas sim dar cabo dos concorrentes. Para se atingir estas metas é necessária, por vezes, alguma estratégia. O Mario Kart Tour dá que pensar!

Depois temos as classificações a nível mundial o que nos leva de alguma forma a competir com outros jogadores.

Como referi no início o Mario Kart Tour requer uma conta Nintendo que caso ainda não tenha, poderá criar gratuitamente.

Ainda tenho muito para jogar, no entanto do que já experimentei, a única falha que posso apontar é a que referi acima. Tudo está demasiado automatizado. Com uns belos controlos no ecrã o Mario Kart Tour ficaria melhor.

Leia também:

A Nintendo Switch Lite chegou e já a experimentámos. Vale a pena?