League of Legends (LoL), MOBA da Riot Games, recebeu o sistema de Runas Reforjadas no início da Season 8, em novembro de 2017. Após a atualização, as runas passaram a definir como os personagens serão jogados durante a partida. Durante a seleção de campeões, o jogador deve montar uma configuração com uma árvore de runas principal e uma secundária, assim como escolher os bônus para cada uma. Atualmente, o sistema conta com cinco caminhos diferentes: Precisão, Dominação, Feitiçaria, Determinação e Inspiração, que também são divididos em diversos efeitos.

A escolha das runas é pessoal e deve combinar com o estilo de jogo de cada player. Caso ainda esteja conhecendo o sistema, sites como "ChampionGG", "OPGG" e "ProBuilds" mostram as combinações que mais resultaram em vitórias para cada campeão, o que pode ajudar no processo de configurar as runas. Veja, a seguir, as principais runas de cada árvore e as melhores sinergias com os campeões.

Precisão

As runas de Precisão são indicadas para campeões especializados em ataques básicos e com dano físico por segundo (DPS) alto. Atiradores e alguns lutadores são as melhores opções para usar esta árvore de runas.

Runas primárias

Pressione o ataque: seus ataques básicos contra campeões inimigos acumulam e causam dano de 40 a 180 dependendo do nível. Os ataques precisam ser consecutivos e em um espaço de até quatro segundos. Além disso, os campeões inimigos sofrem de 8 a 12% de dano adicional. Esta runa é melhor aproveitada por campeões que conseguem concentrar ataques básicos no inimigo com mais facilidade, como Lucian e Kai'Sa.

Ritmo fatal: após causar dano a um inimigo, garante 40 a 110% de velocidade de ataque durante três segundos. Além disso, atacar um campeão inimigo enquanto o efeito está ativo aumenta a duração dele. Esta runa também permite que os campeões ignorem o limite de velocidade de ataque estabelecido no jogo, portanto, ela é melhor utilizada por Kog'Maw, Master Yi e Ashe.

Agilidade nos pés: esta runa concede acúmulos de energia ao atacar ou andar pelo mapa. Após 100 acúmulos, seu próximo ataque básico cura de 3 a 60 de vida (dependendo do nível), e aumenta a velocidade de movimento em 20% por um segundo. Atiradores de pouca mobilidade como Caitlyn e Jhin são bons usuários da runa.

Conquistador: gera um acúmulo de até 6 de dano por cinco segundos com campeões de longa distância e oito segundos para campeões corpo a corpo. Após cinco acúmulos, 8% do dano é aplicado em dano verdadeiro, curando seu campeão na mesma quantidade de dano causado. Campeões com dano corpo a corpo que costumam trocar ataques por bastante tempo como Aatrox e Jax fazem melhor uso desta runa.

Runas secundárias

Cura excessiva: curar após vida cheia concede um escudo.

Triunfo: abates restauram 12% da vida máxima e concedem 20 de ouro adicional.

Presença de espírito: abates restauram 20% da mana e reduzem o tempo de recarga do ultimate em 10%.

Lenda: Espontaneidade: concede 3% de velocidade de ataque adicional.

Lenda: Tenacidade: recebe 5% de tenacidade adicional.

Lenda: Linhagem: recebe 0,6% de roubo de vida adicional.

Golpe de misericórdia: causa 8% de dano adicional em inimigos com menos de 40% de vida.

Dilacerar: causa até 15% de dano adicional contra campeões que possuem mais vida máxima.

Até a morte: causa até 11% de dano adicional se seu campeão estiver com menos de 60% de vida.

... iv>

League of Legends para celular é verdade? Comente no Fórum do TechTudo

Dominação

A árvore de Dominação é recomendada para campeões que têm dano explosivo ou habilidades que encurtam a distância entre o jogador e o adversário. Caso a gameplay de um personagem seja baseada em combos de habilidades, esta runa pode ser uma boa opção.

Runas principais

Eletrocutar: atacar um inimigo três vezes em até três segundos causa de 30 a 180 de dano adicional de acordo com o nível do campeão. É melhor utilizada por campeões assassinos que realizam combos rápidos e conseguem "explodir" inimigos com mais facilidade, como Fizz, Zed e LeBlanc.

Predador: transforma as botas em um item ativo. Ao ativar, garante 65% de velocidade de movimento durante um segundo e meio, diminuindo para 45% por 15 segundos, que é cancelado após qualquer ataque básico ou habilidade. É uma excelente runa para caçadores que possuem grande poder de iniciação, como Skarner e Rengar.

Colheira sombria: aumenta o dano causado em campeões com menos de 50% de vida em 20 a 60, dependendo do nível. Atualmente, é uma runa utilizada em campeões com um nicho específico, como Karthus, que costuma utilizar seu ultimate para finalizar vários campeões de uma vez só.

Chuva de lâminas: após três ataques básicos consecutivos, concede 110% de velocidade de ataque nós próximos três ataques básicos. É uma runa que pode ser melhor aproveitada em campeões que possuem efeitos a cada três ataques básicos, como Xin Zhao ou Braum.

Runas secundárias

Impacto repentino: causa dano a mais após saltos, avanços, teleporte ou teletransporte.

Gosto de sangue: cura uma pequena quantia de vida após causar dano no inimigo.

Golpe desleal: causa dano adicional em inimigos imobilizados.

Sentinela zumbi: cria uma sentinela no lugar de uma sentinela inimiga destruída.

Poro fantasma: após sua sentinela ser destruída, um poro surge no lugar concedendo visão por mais tempo.

Globos oculares: ganha dano adaptativo a cada campeão abatido.

Caça voraz: cura por uma porcentagem de dano causado por habilidades.

Caça ardilosa: recebe uma porcentagem de redução de tempo de recarga de itens ativos.

Caça incansável: recebe velocidade de movimento fora de combate.

Caça suprema: seu ultimate recebe uma porcentagem de redução de tempo de recarga.

Feitiçaria

Feitiçaria é a árvore padrão para campeões que focam em poder de habilidade e utilidade. As runas desta árvore podem ajudar os player que preferem agir de forma mais segura na fase de rota e causar dano aos poucos com habilidades à distância.

Runas primárias

Invocar Aery: a runa invoca Aery, um ajudante que causa dano ao inimigo e garante um escudo ao retornar. Para invocar Aery basta atacar um inimigo com qualquer habilidade ou ataque básico. Além disso, qualquer escudo, buff ou cura é potencializado por Aery por meio de um escudo. Magos suportes com escudos e cura que possuem forte poder de poke são bons usuários de Aery, como Lulu e Soraka.

Cometa arcano: é a principal runa de campeões que são fortes em poke, como Xerath e Ziggs. O campeão dispara um cometa que causa dano adicional ao atacar um inimigo. É possível desviar do asteroide. O cometa tem tempo de recarga longo (até 8 a 20 segundos), mas é forte quando combinado com habilidades que causam lentidão.

Ímpeto gradual: concede até 40% de velocidade de movimento e 75% de resistência a redução de velocidade após atingir um inimigo três vezes dentro de três segundos. Ryze e Cassiopeia se beneficiam desta runa, pois são campeões que tiram melhor proveito dos buffs de velocidade.

Runas secundárias

Orbe anulador: concede um escudo após receber dano mágico estando com 30% de vida ou menos.

Faixa de fluxo de mana: aumenta quantidade de mana permanentemente após atingir um inimigo com habilidades.

Manto de nimbus: concede velocidade de movimento após usar o ultimate.

Transcendência: recebe 10% de redução de tempo de recarga no nível 10.

Celeridade: efeitos de velocidade de movimento são potencializados, e concede mais 1% de velocidade de movimento.

Foco absoluto: concede dano adaptativo adicional ao ter 70% de vida ou mais, além de 1.8 de ataque e 3 de poder de habilidade adicional

Chamuscar: suas habilidades incineram campeões causando dano adicional.

Caminhar sobre as águas: recebe velocidade de movimento, ataque e poder de habilidade adicionais enquanto estiver no rio.

Tempestade crescente: ganha dano adaptativo a cada dez minutos de jogo passados.

Determinação

A árvore de Determinação é a principal escolha em campeões com bastante HP e recuperação de vida. Os tanques e lutadores conseguem aproveitar os bônus garantidos pelas runas.

Runas primárias

Aperto dos mortos-vivos: causar ou receber dano garante acúmulos ao campeão. Ao reunir quatro acúmulos, o próximo ataque causa dano mágico extra de 4% de sua vida máxima, além de recuperar 2% de vida e aumentar permanentemente sua vida máxima em 5 pontos. É bem utilizada por campeões tanques que não possuem nenhuma outra forma de recuperação além da runa.

Pós-choque: concede aumento de armadura e resistência mágica por dois segundos e meio ao imobilizar um campeão inimigo. Após esse período, causa dano mágico em área baseado em sua vida máxima. Pode ser uma boa opção em campeões que possuem forte poder de iniciação e controle de grupo, como Leona, Nautilus e Sejuani, por exemplo.

Guardião: concede um escudo e 20% de velocidade de movimento por um segundo e meio se seu campeão ou um aliado próximo sofra seja atingido por campeões inimigos. Suportes mais resistentes como Tahm Kench e Taric fazem melhor uso da runa, por também garantirem escudos passivos para seus aliados.

Runas secundárias

Demolir: desfere um ataque potencializado em torres após carregar por três segundos.

Fonte da vida: marca inimigos, e campeões aliados que atacam inimigos marcados recuperam vida.

Golpe de escudo: enquanto um escudo estiver ativo, recebe resistência mágica e armadura e causa dano adicional.

Condicionamento: recebe armadura e resistência mágica adicional após dez minutos de jogo.

Ventos revigorantes: recupera até 4% da vida máxima após ser atingido por um inimigo.

Osso revestido: recebe menos dano de ataques consecutivos.

Crescimento excessivo: concede vida máxima permanente ao campeão se estiver perto de tropas ou monstros inimigos abatidos.

Revitalizar: aumenta em até 10% o poder de escudo concedido a aliados.

Inabalável: recebe 15% de tenacidade após utilizar um feitiço de invocador.

Inspiração

As runas de Inspiração se diferenciam das demais por encaixarem em diversos tipos de campeões. Algumas runas são ideais para suportes, outras para magos e até mesmo atiradores. A árvore garante bônus diferenciados em ouro, itens e feitiços de invocador.

Runas primárias

Aprimoramento glacial: com essa runa, ataques básicos reduzem a velocidade de movimento do inimigo por dois segundos. Veigar e Ahri se beneficiam dessa runa, já que possuem uma animação de ataque básico mais fluída, podendo acertas suas habilidades de controle de grupo com maior facilidade.

Cleptomancia: após atingir um campeão inimigo com uma habilidade, os dois ataques básicos subsequentes poderão conceder 5 de ouro extra, ou um item consumível. Campeões como Ezreal e Gangplank, que conseguem ativar o efeito da runa com maior facilidade são recomendados.

Livro de feitiços deslacrado: essa runa permite trocar um dos feitiços de invocador após seis minutos de partida. A runa é pouco utilizada, sendo melhor aproveitada por campeões suportes que variam o uso dos feitios de acordo com o momento do jogo.

Runas secundárias

Flashtração Hextec: enquanto estiver em tempo de recarga Flash é substituído por Flash Hextec, que teletransporta o campeão após canalizar por dois segundos.

Calçados mágicos: recebe botas gratuitas aos 12 minutos de jogo.

Sincronia perfeita: recebe um Cronômetro que pode ser ativado após dez minutos de jogo.

Mercado do futuro: você pode ficar em débito ao comprar itens, recebendo um empréstimo.

Pulverizador de tropas: pulveriza tropas instantaneamente. Possui três cargas e só pode ser usado após três minutos de jogo.

Entrega de biscoitos: recebe biscoitos até o sexto minuto de jogo. Biscoitos recuperam 10% de vida e mana perdidas por um período.

Perspicácia cósmica: recebe 5% de redução tempo de recarga, e aumenta para 45% o máximo de redução de tempo de recarga do campeão.

Velocidade de aproximação: recebe 15% de velocidade de movimento ao andar em direção a aliados.

Tônico de distorção do tempo: recupera 50% da quantidade da poção ou biscoito instantaneamente.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo