A Google teve de lidar com alguns comentários negativos no início deste ano, quando foi revelado que havia pessoas que trabalham para a Google a ouvirem gravações de áudio feitas por utilizadores do Google Assistant. A prática, realizada para melhorar o serviço, também capturou as conversas pessoais dos utilizadores.

Google Assistant: agora já pode deixar as escutas à porta!

Agora, o gigante dos motores de busca publicou um artigo no seu blog detalhando as melhorias de privacidade em relação ao assistente virtual. A empresa reiterou que não retém as gravações de áudio por defeito, referindo que dá a possibilidade dos utilizadores optarem ou não pela iniciativa de atividade de voz e áudio (VAA) ao configurar o Assistente pela primeira vez. No entanto quer facilitar ainda mais as coisas.

“Se por algum motivo concordou em participar neste programa, terá a opção de reavaliar a sua configuração do VAA e confirmar as suas preferências”, refere a Google. “Não incluiremos o seu áudio no processo de revisão humana, a menos que tenha confirmado novamente a configuração do VAA”.

No entanto esta não é a única medida. A Google afirma que o Assistant já exclui automaticamente todas as gravações em caso de ativação não intencional. Mas acrescentou que está a trabalhar em “medidas adicionais” para identificar melhor as ativações acidentais e excluí-las de serem reavaliadas por seres humanos. De facto, a Google diz que está a trabalhar na capacidade de ajustar a sensibilidade do Assistente às palavras de alerta.

“Também estamos a atualizar a nossa política para reduzir bastante a quantidade de dados de áudio que armazenamos”. “Para aqueles que optaram pelo VAA, em breve excluiremos automaticamente a grande maioria dos dados de áudio associados à conta dos utilizadores com mais de alguns meses. Esta nova política chegará à VAA ainda este ano. ”

Por fim, a Google diz que está a adicionar melhores proteções de segurança ao processo de revisão humana, incluindo mais filtros de privacidade.

É sem dúvida um bom esforço para garantir a segurança dos utilizadores.