Aplicar o efeito de câmera lenta em vídeos do celular pode deixar as gravações mais divertidas. Atualmente, é possível gravar vídeos em slow motion de forma nativa pelas câmeras do iPhone e do Android, mas, para alterar a velocidade em arquivos armazenados na galeria é preciso recorrer a apps externos. Serviços gratuitos, como FILMR, Quik e InShot, permitem reduzir a velocidade dos vídeos em até 4x.

Outro atrativo dos apps é que eles possibilitam aplicar o efeito em trechos específicos ou nos vídeos inteiros, deixando as gravações ainda mais interessantes. Confira, a seguir, cinco aplicativos para aplicar o efeito de câmera lenta na pós-produção dos seus vídeos pelo celular. Todas as opções são gratuitas e estão disponíveis para iPhone (iOS) e para Android.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. FILMR

O FILMR permite colocar o vídeo em câmera lenta de forma fácil, e também possibilita acelerá-lo. Os comandos de edição possibilitam que ele seja colocado em dez níveis de velocidade mais lenta que o normal. Usando um controle deslizante, o usuário faz o ajuste e visualiza o resultado em tempo real. As edições feitas no FILMR podem ser aplicadas em vários trechos diferentes do vídeo, ou seja, a mesma gravação pode ter momentos mais lentos e mais rápidos em diferentes pontos. Para aplicar o efeito, adicione um vídeo, toque no ícone de ajustes do campo inferior e selecione a opção "Velocidade";

2. Quik

O Quik é o aplicativo de edição da GoPro, mas que pode ser utilizado em vídeos de qualquer celular. O app tem três níveis de velocidade para ajustar: rápido, regular e lento, que podem ser alternados com um único toque.

O diferencial do app é que, além de alterar o ritmo, seus vídeos recebem filtros automáticos que transformam a gravação em colagens, efeitos e músicas modernas, e, independente do formato que você escolher, o efeito de slow motion será reproduzido seguindo as edições, deixando o arquivo ainda mais interessante. Para aplicar, adicione um vídeo, toque sobre ele e vá no botão de lápis para editar. Depois, toque em "Velocidade" até encontrar o que deseja.

3. FilmoraGO

Com o FilmoraGO, os vídeos podem ser reproduzidos em velocidade até três vezes mais lenta que o normal. O usuário pode juntar vários vídeos da galeria para criar um único clipe, e mudar a velocidade de cada trecho individualmente. É possível escolher entre as opções "Lento", "Muito Lento" e "Mais Lento", até encontrar o ritmo que deseja para destacar as imagens. O FilmoraGO funciona com o celular na horizontal, deixando o vídeo maior na tela, o que facilita a edição.

4. Vigo Video

Os usuários do Vigo Vídeo podem gravar vídeos com a câmera do celular em slow motion, mas também podem aplicar o efeito em arquivos da galeria. Para isso, basta selecionar um item e determinar, logo no primeiro momento da edição, a velocidade desejada, entre "Padrão", "Lento" ou "Muito Lento". Um dos pontos negativos deste app é que o áudi

... o também tem sua reprodução alterada, deixando o som metalizado quando mais lento.

5. InShot

O editor InShot permite reduzir a velocidade em até quatro vezes do ritmo normal. Por isso, o usuário deve tomar cuidado para não exagerar na lentidão, para que o vídeo não fique quase pausado, sendo reproduzido com efeito de "quadro a quadro". A ferramenta é fácil de usar e mostra um controle deslizante para realizar o ajuste, o que torna o trabalho simples e prático.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo