A AMD está a ter um ano de 2019 em grande! Especialmente depois dos recentes lançamentos dos processadores Ryzen 3000 baseados na arquitetura Zen 2 e placas gráficas Radeon RX 5700 baseados na arquitetura Navi (RDNA).

No entanto, é preciso levantar a cabeça e olhar para o futuro, para não deixar a Intel respirar. Por isso, a AMD já atualizou o seus Roadmap para refletir um lançamento em 2020 das suas próximas arquiteturas, Zen 3 e RDNA 2.



AMD já prepara as suas apostas para 2020, com as arquiteturas Zen 3 e RDNA 2, ambas baseadas no processo de 7nm+!

Portanto, depois do sucesso do processo de 7nm da TSMC, parece que o próximo passo são os 7nm+ da mesma empresa. Desta maneira, será possível garantir um aumento de 20% na densidade dos transístores. Oferecendo mais espaço na die à fabricante bem como mais potencial para aumentar frequências.

Curiosamente, parece que ao contrário do que aconteceu em 2019, as duas gamas de produtos não vão ser lançadas em simultâneo.

Como pode ver no slide, o design da arquitetura Zen 3 está completo. Aliás, a equipa já se encontra a desenvolver a arquitetura Zen 4. O que por sua vez significa que a AMD já está a preparar produtos com esta arquitetura nos seus laboratórios.

No entanto, a arquitetura RDNA 2 ainda está em fase de design… Por isso, as placas gráficas baseadas nesta arquitetura deverão chegar ao mercado bastante tempo depois dos primeiros Ryzen 4000.

As placas gráficas AMD Radeon RDNA 2 deverão finalmente levar a luta à NVIDIA nas gamas mais altas do mercado!

A AMD deverá escalonar a arquitetura RDNA para conseguir desenvolver um GPU Navi 12 de tal forma mais potente, que poderá finamente levar a luta à NVIDIA. Que domina o mercado em termos de performance, há demasiados anos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].