É possível transformar uma AMD Radeon RX 5700 numa RX 5700 XT! – Por vezes, no mundo das placas gráficas AMD Radeon, temos a hipotese de ‘flashar’ uma placa gráfica de gama mais baixa, com a bios de um modelo mais apetrechado. O que claro está, irá resultar num aumento muito significativo na performance da placa… De borla!

Caso não saiba, no passado, era possível desbloquear completamente o potencial do GPU da RX 460, transformar uma Vega 56 numa Vega 64, e até desbloquear 4GB de memória na RX 480! Parecem coisas milagrosas não é?

Afinal de contas, muitas vezes, as marcas acabam por ‘capar’ a capacidade de certos modelos, para conseguirem lançar no mercado uma gama mais ampla de produtos. Aproveitando chips que em teoria não iriam conseguir garantir todo o desempenho das placas gráficas ‘Premium’. É claro que isto não é uma ciência exata, e nem todas as placas gráficas de certo modelo são capazes deste feito… Mas quando acontece, é excelente para o utilizador, caso este tenha a coragem de mexer no firmware da placa gráfica.

Portanto, vários utilizadores começaram a tentar flashar a BIOS da Radeon RX 5700 XT no modelo RX 5700… E pelos vistos, os resultados são bem interessantes!

Assim, com a BIOS instalada, a RX 5700 de referência perde todas as limitações a nível de consumo energético. Contudo, o número de processadores Stream contínua o mesmo! Ou seja, a nível de GPU, as limitações são a nível de hardware e não de software.

Ainda assim, é possível aumentar as frequências da placa gráfica de gama mais baixa, para o nível da topo de gama sem grandes dificuldades. Ora veja a diferença na performance apenas com a nova BIOS, e também com o Power Limit nos +20%:

Em suma, se tiver uma RX 5700 em casa, mas gostaria de tirar um pouco mais de sumo… Talvez tenha aqui uma boa oportunidade de o conseguir.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].