Uma impressora 3D compacta, que aposta em pre?o baixo e conex?o wireless, ? sucesso no Kickstarter. A Tiko aposta na simplicidade do conjunto em corpo ?nico que, segundo seus idealizadores, reduz custos consideravelmente, facilita bastante a calibra??o do equipamento, al?m de economizar espa?o. Parece que essa f?rmula est? dando certo: em apenas um dia, o produto superou a quantia prevista pela campanha, de 100 mil d?lares.

?Formigas rob?s? podem ser futuro do trabalho em f?bricas; entenda

Design atraente garante custo reduzido, seguran?a e praticidade ? impressora (Foto: Divulga??o/Tiko3D)

Impressoras 3D precisam ser mantidas calibradas para que n?o percam efici?ncia com o tempo. O processo de calibragem varia de impressora para impressora, mas normalmente envolve tempo e conhecimento t?cnico especializado. No caso da Tiko, esses problemas s?o contornados com o chassi que protege as partes m?veis da impressora e com o uso de um aceler?metro, que percebe oscila??es e instrui o sistema que realiza corre??es de alinhamento necess?rias. Inovador, hein?

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no F?rum do TechTudo.

Segundo os projetistas da impressora, o corpo ?nico do equipamento, feito para ser robusto e dur?vel, evita a perda de calibragem do equipamento. Apesar da falta de componentes de alta precis?o, os criadores da Tiko garantem que ela ? capaz de imprimir a uma precis?o que atinge a casa dos 50 microns.

Imagem mostra Tiko sendo realimentada de filamento pl?stico para impress?o (Foto: Divulga??o/Tiko3D)

Outro atrativo do projeto da Tiko que agrarda ? que ela busca poupar recursos, tentando equilibrar qualidade de impress?o com componentes mais baratos e simples. Os bra?os de sustenta??o dela, por exemplo, foram desenhados para conter menos pe?as. Em vez de coolers barulhentos, a Tiko conta com ventila??o passiva. Circuitos eletr?nicos foram customizados, um extrusor de tit?nio com isolamento t?rmico e um sistema que permite a impress?o com pl?stico PLA sem a necessidade de um sistema de refrigera??o ativo explicam o baixo custo da iniciativa.

Al?m do pl?stico, ser? poss?vel usar nylon, poliestireno de alto impacto e ABS para imprimir. Dotada de seu pr?prio controlador wireless, a impressora pode ser conectada a Internet. Nesse modo de uso, voc? pode leva-l

... a para qualquer lugar para acessar projetos de impress?o via web. Outro recurso interessante ? que, desde que o usu?rio permita, a Tiko monitora estat?sticas de uso e desempenho para enviar ao fabricante.

O custo para participar da campanha ? de US$ 179 (equivalente, em convers?o direta, a R$ 549).?Brasileiros podem adquirir a impressora, mas devem ficar atentos para custos de envio e possibilidade de taxa??o pela Receita Federal.?A arrecada??o vai at? 27 de abril e a entrega das primeiras unidades est? prevista para novembro.

Via Kickstarter e Tiko 3D



>>> Veja o artigo completo no TechTudo