A Huawei quer estar presente em força no continente americano e existem várias de o conseguir. Sim, não é necessário que essa presença chegue necessariamente através dos Estados Unidos. Dito isto e segundo o governador de São Paulo, no Brasil, a gigante Huawei quer investir 800 milhões numa nova fábrica em São Paulo. Este investimento será distribuído pelos próximos três anos.

Huawei investe 800 milhões em nova fábrica no Brasil

Ora o Governador João Dória afirmou que esta central de produção vai dar resposta às necessidades que vão surgir após a implementação do 5G. O primeiro passo será dado em Março de 2020. Claro que dar resposta às necessidades é algo muito vago. Assim a Huawei resolveu afirmar num email que a nova fábrica também poderá produzir smartphones. Esta é sem dúvida uma boa jogada.

O 5G no Brasil é de facto algo muito importante. Basta olharmos para a dimensão do país. Lembramos que a Huawei efetuou diversos testes 5G em quatro grandes operadores brasileiros. Isto foi confirmado pelo diretor técnico da Huawei, Nicolas Driesen.

Para além de testar esta nova tecnologia, a Huawei ainda está a ajudar os operadores a modernizarem a infraestrutura, antes das novas implementações. A nova fábrica vai dar também uma ajuda.

A Huawei não está a levar de ânimo leve a implementação do 5G no Brasil. Com isto, quero dizer que está a par dos desafios que serão necessários para que tudo corra de feição e sobretudo não fique atrás dos outros países da América Latina que já estão a implementar os serviços 5G.

No entanto a Huawei não é a única que está a concurso para tratar do 5G no Brasil.

A Nokia está igualmente muito ativa e está preparada para se chegar à frente caso seja necessário.

A Huawei tem sem dúvida vantagem devido aos preços muito competitivos. No entanto, o que se passa com os Estados Unidos causa sempre alguma desconfiança. Ainda assim, o Brasil tem bem a capacidade de pensar por si próprio e como tal a escolha não será difícil, especialmente com o investimento na nova fábrica.