Já tinhamos falado deles na Leak, mas só hoje foram oficializados por parte da MediaTek. Os chipsets Helio G90 e Helio G90T são os primeiros da nova linha chipsets móveis especialmente desenvolvidos para smartphones de jogos.

Helio G90 e G90T: chegaram os todo-poderosos da MediaTek!

A gama Helio G90 foi desenvolvida através do processo FinFET de 12nm. Consistem em processadores octa-core com uma combinação de núcleos ARM Cortex-A76 e Cortex-A55 que operam até 2,05GHz. Têm ainda uma grande cache L3. Destaca-se também uma gráfica 3EEMC4 ARM Mali-G76 que opera a 800MHz. Tem ainda suporte para uma resolução máxima de ecrã de 2520 x 1080 pixéis. Este chipset suporta até 10 GB de RAM LPDDR4x e armazenamento UFS 2.1.

Os novos chipsets integram a tecnologia HyperEngine da MediaTek, que possui funcionalidades avançadas como a ligação Dual-WiFi, que permite ligação a duas bandas em separado ao mesmo tempo. Garante ainda um mecanismo de resposta rápida para não haver atrasos entre o momento em que se toca no ecrã e a acção.

Entretanto destaca-se também o Picture Quality Engine, que suporta HDR10, frame rates mais altas e baixa latência, mantendo um baixo consumo de energia.

Os novos chipsets têm ainda uma gestão inteligente de recursos para garantir o melhor desempenho.

Outro aspeto interessante é um mecanismo que alterna facilmente entre Wi-Fi e LTE para não haver falhas no jogo. Assim, quando se apercebe que uma ligação está a deteriorar-se passa para a outra.

A série Helio G90 suporta câmeras únicas de 64 e 48 megapixéis, bem como câmeras duplas de 24MP + 16MP com suporte para o Modo Noturno e pré-visualizações em tempo real. Tem ainda um modem Cat-12 LTE WorldMode com velocidades de download de até 1Gbps, suporte para dual 4G, VoLTE e ViLTE. O modem suporta ainda a tecnologia MIMO 4 × 4. Destaca-se também a compatibilidade com o Bluetooth 5.0.

Como não é de estranhar a inteligência artificial também assume um papel importante. No caso destes chipsets as principais funções são o reconhecimento facial e também as melhorias na câmara. No fundo isto é quase transversal a todos os equipamentos com inteligência artificial.

O Helio G90 e o Helio G90T também são os primeiros chipsets do mundo a suportarem uma ativação dupla. Isto significa que podem ouvir mais do que uma palavra para ativarem os assistentes virtuais.