O site UserBenchmark tem servido como uma ferramenta de comparação, para os utilizadores mais recentes nas andanças do hardware de PC. Dando algumas indicações, de que componentes deverá escolher, para ter a melhor máquina possível. Afinal de contas, neste site é possível fazer comparações diretas entre quase todos os modelos no mercado, graças a uma gigantesca base de dados.

Dito isto, é provável que por uma razão ou outra, ainda não conheça o site. Contudo, se fizer uma comparação entre dois processadores no Google, é bem provável que vá lá cair…



Visto que os responsáveis pelo portal, fizeram um extenso trabalho a nível de otimização na pesquisa (SEO). Com o Userbenchmark a ocupar quase sempre as primeiras posições do Google, para os utilizadores que estão a tentar perceber que componente é melhor.

Mas é a olhar para esta primeira imagem, que começamos a perceber que algo está mal… Afinal, as primeiras 5 posições são ocupadas por processadores Intel. O que acaba por ser extremamente estranho, tendo em conta o sucesso dos novos processadores da AMD, e claro a sua performance real.

O site UserBenchmark mudou um pouco as regras de classificação, após o lançamento dos AMD Ryzen 3000!

Portanto, antigamente, os resultados eram divididos tendo em conta 60% da classificação para performance quad core, enquanto a performance single-core contava 30%, e a performance para processadores com mais de 4 núcleos contava 10%. No entanto, como pode ver pelo lado direito da imagem… Depois do lançamento dos Ryzen 3000, a performance quad-core conta agora 58%, single-core subiu para os 40$, e a performance acima dos 4 núcleos teve uma queda massiva para apenas 2%.

Isto poderia fazer sentido há vários anos atrás, quando a corrida era feita nas frequências de relógio! Mas agora é apenas ‘ridículo’, visto que até os processadores de gama média têm pelo menos 6 núcleos físicos. (Uma tendência que começou com os primeiros Ryzen há 3 anos atrás)

Intel Core i5-9600KF tem o mesmo resultado que o AMD Ryzen 9 3900X!?

Como é possível, um processador de 6 núcleos e 6 threads com a frequência de 3.7GHz ter a mesma pontuação que um processador de 12 núcleos e 24 threads a 3.8GHz? Em que mundo iria um utilizador comparar um i5-9600KF com um Ryzen 3900X?

Caso não saiba, o 3900X não só vence o 9600KF, como o mete completamente no bolso em qualquer teste que decida fazer. (Gaming, Workloads, Produtividade)

O Userbenchmark já veio a público tentar explicar a situação

Os responsáveis pelo popular site já atualizaram o FAQ, o que ajudou a clarear toda a situação… Mas a comunidade não está nada satisfeita, e até há quem diga que a Intel está a pagar para ter estes resultados.

Afinal de contas, se um consumidor for ao Google pesquisar que processador quer comprar, e vê a Intel por cima… É mais um cliente para a gigante Azul, e menos um para a AMD. O problema aqui, é que além de ser uma prática feia, os resultados são completamente falsos e fabricados.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte