A Huawei lançou o Nova 5i Pro na China que será conhecido noutros mercados como Huawei Mate 30 Lite. Este dispositivo até apareceu como uma surpresa, considerando que a Huawei lançou o Nova 5, o Nova 5 Pro e o Nova 5i há cerca de um mês. Olhando para as especificações o Nova 5i Pro é um gama média muito poderoso. Para ficarem com uma ideia do que vão poder esperar do Mate 30 Lite aqui estão todas as fotos partilhadas pelo blog chinês My drivers que já lhe deitou a mão.

Huawei Mate 30 Lite em imagens ao vivo. É ou não bonito?

O Nova 5i Pro é de facto um smartphone bonito e com o design elegante que agora se tornou na marca registada da Huawei. O dispositivo utiliza painéis de vidro na parte frontal e traseira com uma armação metálica no meio.

O ecrã de 6,26 polegadas com um furo no ecrã disponibiliza a resolução de 1080 x 2340 pixéis Full HD+. A proporção é de 19,5:9. Entretanto, o ecrã é certificado pela TUV Rheinland. Foi desenvolvido para proteger os olhos dos utilizadores da luz azul libertada pelo ecrã.

O chipset Kirin 810 de 7 nm que opera a 2,27 GHz alimenta as edições de 6 GB e 8 GB de RAM do Nova 5i Pro. Estes modelos estão equipados respectivamente com 128 GB e 256 GB de armazenamento nativo. Entretanto, o smartphone possui um slot híbrido para expandir o armazenamento.

O sistema operativo Android 9 Pie tem a interface EMUI 9.1 por cima.

Isto é o mesmo que dizer que temos a tecnologia GPU Turbo 3.0 para uma excelente experiência de jogo.

Entretanto, a configuração de câmera quádrupla colocada na parte traseira deste dispositivo possui um sensor primário de 48 megapixéis com abertura f/1.8. Tem ainda outra grande angular de 8 megapixéis. Há também uma câmera macro dedicada e uma quarta de 2 megapixéis. Adiciona efeitos de profundidade.

Já o furo no ecrã frontal acomoda uma câmera para selfies de 32 megapixéis com abertura f/2.0.

A câmera frontal e a traseira partilham uma tecnologia que garante excelentes fotografias, mesmo com condições de luz reduzida.

Outras funcionalidades incluem o modo retrato, o embelezamento por IA, reconhecimento de cena também por IA, HDR, entre outras.

O Nova 5i Pro ou o Huawei Mate 30 Lite possui uma bateria de 4.000mAh. Entretanto suporta também carregamento rápido de 22,5 W através de USB-C. Ao nível da conetividade temos VoIP duplo de 4G, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5.0, GPS e saída de áudio de 3,5 mm.

Entretanto, o Mate 30 Lite/Nova 5i Pro está disponível em três cores. São elas Preto meia-noite, Aurora e Verde Esmeralda. A edição de 6 GB de RAM + 128 GB de armazenamento do smartphone custa cerca de 319 Euros na China. Já as que têm 8 GB RAM + 128 GB de armazenamento e 8 GB de RAM + 256 custam cerca de 363 e 407 Euros, respectivamente.

Fonte