LG XBOOM RL4: Uma coluna que impressiona na qualidade e no preço! – Com a grande evolução da tecnologia, o grande foco das fabricantes é tornar os seus equipamentos completamente ‘wireless’. E claro, as colunas não são exceção! No entanto, neste mercado, é preciso ter cuidado com o preço. (A LG, apesar de ser uma marca super reconhecida, impressionou neste campo… Mas leia a review para perceber)

Dito isto, eis que a LG apresenta-nos a sua nova gama de colunas XBOOM, prontas para criar uma festa em sua casa com um áudio potente, contando ainda com várias funcionalidades bastante interessantes.

Portanto, a LG XBOOM RL4 traz consigo 150W RMS, uma potência real e necessária para animar a sua festa. O que acaba por ser curioso, o facto da empresa indicar no próprio site e na caixa do equipamento a potência em RMS.

Afinal de contas, os Watts RMS é no fundo a potência que o altifalante consegue oferecer durante longos períodos de tempo! E em boa verdade, neste tipo de mercado, as fabricantes optam sempre por anunciar a potência máxima, em vez deste número. Ou seja, anunciar 500W de potência (não RMS)… Muitas das vezes não é nada mais, que o pico máximo em que o altifalante consegue tocar por apenas um instante sem se danificar.

Logo aqui, chegamos à conclusão que a LG não está aqui para enganar ninguém, com as suas colunas XBOOM!

Pois bem, voltando ao equipamento, aqui temos dois altifalantes (woofers) frontais de 5 polegadas capazes de produzir 75W RMS cada. Aliado aos woofers, encontrará dois tweeter para ajudar no que se trata dos sons mais agudos. Uma união, bastante interessante e que consegue facilmente impressionar com a sua qualidade e potência.

Assim sendo, estamos a contar aqui com um equipamento 2.2 de 150w RMS, recheado de modos e funcionalidade para animar uma festa.



Design

A LG XBOOM RL4, conta com um design retangular, capaz de ser colocado em varias posições. Pode, não só ser colocada na vertical, como também, traz uns “pés” de borracha laterais para colocar a mesma na horizontal.

Quanto à posição da coluna, o design da caixa também afeta o áudio e a LG sabe disto. Apostando assim, numa caixa aberta “openbox”, e não numa coluna totalmente selada.

Ora bem, sobre isto o que posso dizer, é que a níveis baixos de áudio, consigo “sentir” facilmente o bass deste equipamento. Portanto, para os amantes de som recheado de bass, garanto que esta coluna não o deixa na mão.

Entretanto, na parte superior, vai encontrar todos os botões de controlo de música, acompanhados por um ecrã para mostrar todas as informações do conteúdo multimédia, e das funções do equipamento. Algo, muito bem conseguido por parte da marca.

Sobre os LEDs RGB deste equipamento, tenho a dizer que são engraçados… Mas não são capazes de impressionar como esperava!

Ainda assim, conseguem criar um bom ambiente. Graças aos modos que pode escolher na própria coluna: Party, Water, Forest, My Style (através da aplicação LG XBOOM) e OFF.

Colocada no modo “Party”, as luzes alteram consoante a batida de forma ritmada. Se bem que, se baixar a aplicação oficial da LG, poderá ver e alterar muitas destas e outras funcionalidades. A aplicação apenas existe para Android.

Áudio e Conectividade

Primeiramente, utilizar esta coluna é muito fácil! Basta ligar ao seu smartphone ou equipamento por Bluetooth ou fio e está pronto. Um grande ponto positivo aqui, é que a coluna irá ligar automaticamente na última fonte utilizada, em vez de iniciar sempre no Bluetooth.

Contudo, um ponto negativo é ao trocar de fonte irá desligar a conexão Bluetooth. Ou seja, mudou de fonte… Perdeu a conexão! Voltando à fonte Bluetooth, a mesma tem de re-conectar novamente.

Isto, apesar de demorar normalmente poucos segundos, não deixa de ser um ponto negativo. Aliás, na maioria das colunas que utilizo, estas conseguem manter este tipo de conexão sempre ativo.

Dito isto, poderá utilizar esta coluna também com um fio convencional, ou até com uma Pen USB.

Onde o ecrã e os botões físicos deste equipamento brilham! Mostram-se muito necessários. Informando, em que faixa está, o nome da mesma, que tipo de equalizador escolheu, entre outras coisas.

Poderá, também conectar esta coluna a outro equipamento através da saída Line Out, que se encontra na traseira. Contudo também é possível fazer o emparelhamento com outra coluna igual, através da funcionalidade “TWIN” da LG.

Na parte traseira, tem também a entrada para o microfone, não incluído mas que é bem vindo, numa festa. Especialmente, porque a própria coluna tem modos especiais para poder alterar a sua voz para: Grave, Soprano, Hélio, Robot, Dueto Homem e Dueto Mulher.

Áudio e qualidade

O som desta coluna independentemente da fonte, demonstra um foco nas frequências baixas. Apresentando, sempre um áudio com uns graves potentes mesmo a baixo volume.

Sob o mesmo ponto de vista, mesmo a altos níveis de potência a coluna mostra sempre grande qualidade e um áudio balanceado, sem perder o seu ótimo grave. Afinal de contas, saiba que mesmo colocando a 100% de potência não encontrei distorção alguma.

A nível de equalizador, a própria coluna tem alguns modos predefinidos, sendo estes: Standard, Bass, Pop, Classic, Rock e Jazz. Entre cada equalizador, sentirá uma diferença notável. Afinal de contas, trocar entre o Standard, para o Rock e Pop, conforme mudava de playlist, valia sempre a pena.

Poderá também, utilizar esta coluna como uma “soundbar”, especialmente para ver um filme onde me surpreendeu muito.

Entretanto, chegámos ao ponto mais importante de todos, o preço!

Surpreendentemente, a LG XBOOM RL4 impressionou mesmo com o seu áudio! Em suma, esta coluna mostrou-se a altura do desafio especialmente quando temos em conta o seu preço de 200€!

Assim, por este preço, terá uma coluna muito potente, capaz de dar vida a qualquer festa, sem precisar de vender um rim ou um pulmão no mercado negro.

Sem sombra de duvida, uma boa aposta se quiser ter uma coluna versátil. Capaz, não só, de ser a sua soundbar e encher sua sala com qualidade. Como também, sendo capaz de animar a sua festa, com o seu grande leque de funcionalidades e potência sonora.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Saiba mais sobre a coluna aqui.