Baterias que demoram muito para carregar s?o um problema? Caso sejam, isso pode estar pr?ximo de chegar ao fim. Cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, trabalham no desenvolvimento de uma nova tecnologia de baterias que visa substituir as atuais, baseadas em ?ons de l?tio. A nova vers?o usa um composto feito por alum?nio, e entre as vantagens, promete recarga total em pouco mais de um minuto.

Supercapacitor funciona como bateria e carrega em segundos

Cientistas criam bateria de ?ons de alum?nio que pode ser recarregada completamente em um minuto (Foto: Reprodu??o/YouTube)

Baterias de ?ons de alum?nio n?o s?o uma novidade, mas alguns aspectos tornam essa nova vers?o especial. Assim, al?m de prometer recargas muito r?pidas, ao contr?rio da primeira gera??o essas baterias suportam 7500 ciclos de recarga. Na pr?tica, isso representa uma vida ?til mais de sete vezes superior ?quela encontrada numa bateria de l?tio equivalente.

Coisas que voce precisa saber antes de comprar um Notebook!?Comente no F?rum do TechTudo.

Mais agilidade e uma vida ?til muito maior. Partindo para as vantagens do ponto de vista f?sico, essa bateria de alum?nio n?o pega fogo e n?o oferece riscos de explos?o, como pode ocorrer com as de l?tio. Sua maleabilidade completa os seus atributos: ela poder? ser usadas em?wearables, quem sabe?

Bateria tamb?m ? male?vel (Foto: (Reprodu??o/YouTube))

Mas nem tudo ? perfeito (por enquanto). A pesquisa ainda n?o foi conclu?da e os prot?tipos testados em laborat?rio ainda oferecem baixa densidade energ?tica. No momento, os pesquisadores afirmam ter conseguido criar uma bateria capaz de produzir apenas 2 volts de tens?o (menos do que os 3.6 volts das baterias de celulares e tablets). As c?lulas feitas de alum?nio carregam apenas 40 watts de energia por quilo. A bateria de l?tio, por exemplo, ? produzida com c?lulas que atingem a densidade de 206 watts por quilo.

Traduzindo, esses n?meros dizem o seguinte: hoje, voc? pode ter uma bateria que carrega em apenas um minuto, mas que provavelmente esgotaria em quest?o de poucos minutos (isso se, com

... a baixa voltagem, ela fosse capaz de fazer seus aparelhos funcionarem corretamente). No momento, os cientistas buscam desenvolver solu??es para que os problemas de baixa densidade de energia sejam contornados.

Apesar das dificuldades, os cientistas est?o otimistas. Hongije, um dos pesquisadores, v? a tecnologia ainda na sua inf?ncia. ?Nossa bateria tem tudo que uma bateria deve ter: eletrodos baratos, seguran?a, alta velocidade de recarga, flexibilidade e ciclo de vida longo. Eu vejo isso como uma bateria nos seus primeiros dias e isso ? bem excitante?.

Via Stanford



>>> Veja o artigo completo no TechTudo