O iPhone 4 ? considerado aparelho que ? considerado antigo e pode apresentar lentid?o ao utilizar certos aplicativos. Lan?ado no Brasil em 2010, ele n?o foi inclu?do na lista de aparelhos que suportam o iOS 8. Apesar disso, ainda ? poss?vel manter uma excelente experi?ncia de uso seguindo algumas recomenda??es e abrindo m?o de alguns recursos do iOS 7. Veja como melhorar o desempenho de seu iPhone 4 com nossas dicas.

iPhone 6 Plus consome dez vezes mais o 3G do que o iPhone 3GS, diz site

Mantenha o iOS 7 atualizado

Passo 1. Siga at? os ajustes do sistema e acesse a sess?o ?Geral?. Em seguida, toque em ?Atualiza??o de Software? e veja se h? algum update para o sistema. Se houve, toque em ?Install Now? e siga os passos recomendados.

Verificando se h? alguma atualiza??o de software a ser instalado no iOS 7 do iPhone 4 (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)

Feche os aplicativos que est?o funcionando em segundo plano

O recurso multi tarefa do iOS 7 permite visualizar contatos favoritos e, principalmente, os aplicativo que est?o ativos em segundo plano. Manter o dispositivo funcionando com poucos apps abertos pode garantir mais rapidez na hora de utilizar fun??es do sistema e aplicativos pesados.

Passo 1. D? dois toques r?pidos no bot?o home a partir de qualquer aplicativo, pasta ou p?gina inicial do iOS. Em seguida, arraste as p?ginas de aplicativos que est?o abertos para cima at? que ele suma da tela.

Fechando um aplicativo aberto em segundo plano no iPhone 4 com iOS 7 (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)

Desativar a atualiza??o em segundo plano de aplicativos

Mesmo sendo uma das principais caracter?sticas do iOS 7, a atualiza??o em segundo plano de aplicativos pode retardar o aparelho. Al?m disso, essa fun??o reduz o tempo de dura??o da bateria.

Passo 1. V? at? as configura??es do sistema e acesse a sess?o ?Geral?. Em seguida, entre em ?Atualiza??o em segundo plano?;

Acessando as configura??es de atualiza??es de aplicativos em segundo plano do iOS 7 no iPhone 4 (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)

Passo 2. Toque na chave de sele??o e confirme a desativa??o das atualiza??es em segundo plano.

Desativando as atualiza??es em segundo plano no iOS 7 do iPhone 4 (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)

Desative o efeito visual paralaxe

O efeito paralaxe ? respons?vel pelos efeitos visuais de movimento que vemos ao abrir, uma pasta ou quando abrimos e fechamos um aplicativo. Mesmo sendo uma atra??o interessante, essa caracter?stica pode causar lentid?o no iPhone 4 ? Al?m de aumentar o consumo de energia.

Passo 1. V? at? as configura??es do sistema e acesse a sess?o ?Geral?. Em seguida, siga at? ?Acessibilidade?;

... configura??es de acessibilidade do iOS 7 no iPhone 4 (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)" height="400" width="695">Acessando as configura??es de acessibilidade do iOS 7 no iPhone 4 (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)

Passo 2. Em ?Reduzir Movimento?, ative a a chave de sele??o para desligar o efeito paralaxe.

Desativando o efeito paralaxe do iOS 7 no iPhone 4 (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)

Desinstale os aplicativos que voc? n?o utiliza e recupere espa?o no?armazenamento?interno

Para assimilar essa dica ? preciso praticar o desapego. Se voc? ? daqueles usu?rios que instala muitos aplicativos, mas acaba n?o utilizando nenhum deles. Pense diferente se quer melhor o desempenho de seu iPhone 4. Uma boa dica ? manter instalado apenas os apps mais vers?teis, que trazem em suas caracter?sticas v?rias fun??es presentes em outras ferramentas. Vale lembrar que o iOS 7 funciona melhor quando temos ao menos 1 GB de armazenamento livre.

Passo 1. V? at? as configura??es gerais do sistema e acesse ?Uso?;

Qual ? o seu sistema operacional m?vel preferido? Comente no F?rum do TechTudo.

Acessando as configura??es de uso do iOS 7 no iPhone 4 (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)

Passo 2. Em ?Armazenamento?, verifique quanto espa?o seu iPhone 4 tem dispon?vel no armazenamento interno. Caso queira recuperar espa?o, apague algum aplicativo da lista abaixo, como mostrado nas fotos que preparamos.

Verificando quanto de espa?o livre possui o dispositivo e apagando um aplicativo no iOS do iPhone 4 (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)

?Dicas extras?

Otimize o armazenamento do seu aparelho apagando fotos, m?sicas e mensagens de texto. Com a febre de fotografias em smartphones, os usu?rios tendem a tirar v?rias fotos, muitas delas jamais ser?o usadas. Tamb?m recomendamos aplicativos que limpam a mem?ria do dispositivo. Um uma boa ferramenta ? o Memory Boost. Limpar o hist?rico do navegador tamb?m pode ajudar a melhorar sua navega??o no Chrome, Safari ou outro aplicativo.

Infelizmente, como acontece com outros produtos, ? comum que um telefone lan?ado h? quase 5 anos tenha problemas em executar aplicativos modernos. No entanto, voc? pode aproveite nossas dicas para melhorar o desempenho de seu iPhone 4.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo