O Twitter lançou um novo layout para a versão web nesta segunda-feira (15). Entre as novidades estão ferramenta para alternar entre até cinco contas do Twitter sem necessidade de logout, vínculo com o Google Tradutor para tradução mais rápida de tuítes e coluna lateral para acessar itens salvos e listas. O Twitter revelou em entrevista ao TechTudo detalhes sobre os recursos novos.

O novo Twitter também ganha a seção Explorar para conferir tuítes relevantes de acordo com localidade e idioma. As funções e interface inéditas serão liberadas em ondas a partir de hoje, com previsão de cerca de duas semanas para ficar disponível para todos os usuários. A atualização é definitiva, ou seja, quem escolher experimentar o novo Twitter não poderá mais voltar à interface antiga.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Twitter informou em janeiro que estava realizando testes de layout na plataforma. O design inicial exposto na conta oficial indicava uma interface mais limpa, com duas colunas: uma para visualizar os tuítes na linha do tempo, e outra à direita para conferir os trends do momento.

O layout final, que será liberado em ondas para todos os usuários nas próximas semanas, traz uma novidade em especial: uma terceira coluna à esquerda, em que estão localizados recursos úteis para o usuário.

O menu lateral traz acesso rápido para configurar o perfil, conferir notificações, ver lista de itens salvos para mais tarde e visualizar mensagens privadas. Em entrevista ao TechTudo, o gerente de produto do Twitter Patrick Traughber contou que o antigo design do Twitter era incompleto no quesito recursos: "O site anterior concentrava as opções na barra superior de navegação, e não possuía várias funções essenciais". A coluna lateral, então, foi a solução desenvolvida pela equipe.

Explorar

A seção Explorar e a função Listas ganham visibilidade com o novo layout do Twitter web. A proposta do Explorar é informar novidades importantes a partir de tuítes que tenham relação com a localidade e idioma da pessoa no Twitter. A página exibe uma matéria com destaque no topo, e permite que o usuário escolha entre visualizar os trends mundiais ou de uma determinada região, ou conferir "assuntos para você", que são tópicos definidos por quem você segue. Em seguida vêm as seções “O que está acontecendo” e “Artigos populares”.

Listas

Já a opção de Listas traz mais personalização para o microblog. Ela permite criar timelines isoladas uma da outra, e dar nome a cada uma delas para identificá-las. O usuário pode, por exemplo, fazer um feed apenas sobre música, cinema etc. A opção Listas na coluna lateral redireciona para uma página em que estão todas as timelines criadas pelo perfil — no design antigo, o recurso estava “escondido” no menu superior acessado a partir do avatar do usuário.

No momento de criação de listas, o usuário pode definir uma descrição e a privacidade: privada ou pública. Nessa última opção, outras contas podem visualizar a lista e se inscrever nela. As listas criadas são exibidas em uma das seções na barra superior da página do perfil, próximo a “mídia” e “curtidas”.

Tradução de tuítes com ferramenta do Google

Uma novidade útil para brasileiros é a tradução via Google Tradutor. Com um toque na opção “Traduzir Tweet”, exibida abaixo de posts em línguas estrangeiras, espera-se traduções mais precisas e rápidas.

Troca de contas

O Twitter também estreia a ferramenta para alternar contas logadas no PC. É possível salvar o login de, no máximo, cinco perfis e acessá-los sem prec

... isar dar logout. A opção está disponível a partir do menu "mais" na barra lateral, em que também é possível ativar o modo escuro atualizado do Twitter.

Nova interface

O layout do site do Twitter agora está mais parecido com a interface do aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). Por exemplo, ficou mais fácil acessar a opção de tuítes em ordem cronológica. Antes, enquanto o recurso estava a um toque no app, na versão web era preciso acessar as configurações do perfil para mudar a timeline. Traughber explica que a ideia é diminuir diferenças entre as plataformas desktop e mobile: "Planejamos uma experiência consistente no Twitter web para que usuários não achem que o site é diferente do aplicativo para celular".

Atualização definitiva

O Twitter passou a exibir semana passada um aviso de que lançaria um novo layout para a web. Nos últimos sete dias, o microblog também convidou alguns usuários — inclusive do Brasil — a experimentarem o redesign antes da estreia oficial. A partir de agora, a atualização de interface é definitiva: não será mais possível desativá-la, como ocorreu durante a fase de testes.

A equipe do Twitter recebe comentários negativos ou positivos de usuários sobre mudanças na plataforma por meio do feedback (https://help.twitter.com/pt/contact-us). O novo layout permite que os desenvolvedores implementem modificações mais rápido que no site antigo, o que facilita a atualização da plataforma de acordo com a recepção do público.

Como receber o código de verificação do Twitter? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo