A primeira loja física da Xiaomi no Brasil após a volta da marca ao país foi autuada pelo Procon de São Paulo nesta terça-feira (25). Segundo o órgão de fiscalização, que visitou o local no último dia 19, foram encontrados produtos à venda em situação irregular. Entre os problemas citados estão a ausência de manuais de instrução em português, instruções de segurança apenas em língua estrangeira e falta de informações a respeito da importação.

A marca chinesa voltou ao mercado brasileiro em parceria com a DL Eletrônicos, que se pronunciou sobre o assunto. A empresa reiterou que os eletrônicos vendidos passam pela homologação da Anatel, e que está analisando o caso junto aos parceiros. O TechTudo entrou em contato com a Anatel, mas ainda não obteve resposta.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Segundo o Procon-SP, alguns produtos não estão de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078/90), que exige informações completas em português, como em manuais de instruções, orientações de segurança, entre outros. No caso da Xiaomi, alguns eletrônicos continham esses dados apenas em língua estrangeira. Além disso, a ausência de informações a respeito da importação dos produtos também foi apontada como um problema pelo órgão público. Por enquanto, a loja foi autuada, e pode ser multada futuramente por conta das irregularidades, o que significa que ainda vai passar pelo devido processo administrativo.

No último dia 16, o site Mundo Conectado divulgou em matéria que alguns produtos vendidos na loja de forma oficial não estariam homologados junto à Anatel. Segundo o portal, entre os modelos estariam uma balança digital, luminárias, entre outros. Após a denúncia, o TechTudo procurou a DL Eletrônicos, distribuidora dos produtos da Xiaomi no Brasil, que respondeu sobre o assunto. Confira a nota na íntegra:

"A DL informa que os produtos comercializados via distribuição oficial passam por processos de homologação junto à ANATEL e tudo que se refere a isso está sendo tratado diretamente com o órgão regulador. A empresa está avaliando junto aos parceiros comerciais se alguns produtos em processo de homologação, até então apenas em demonstração, foram disponibilizados para venda. Por fim, a empresa destaca ainda que todos os produtos passíveis de homologação passam pelas devidas baterias de teste nos laboratórios credenciados e estão de acordo com as normas de radiofrequência aplicáveis no país."

Localizada no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, a loja da Xiaomi foi inaugurada no dia 1º de junho e marcou a volta da fabricante chinesa ao Brasil. Conhecida por vender celulares com preços acessíveis, a marca trouxe div

... ersos outros eletrônicos ao mercado nacional, entre dispositivos smart para casa conectada, robô aspirador e até patinete elétrica. Apesar disso, ainda é comum encontrar aparelhos importados da marca à venda no e-commerce nacional, sem qualquer relação com a atuação oficial da empresa no país.

Via Procon-SP

Existe assistência técnica da Xiaomi no Brasil? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo