A gigante chinesa Huawei deve abandonar a linha Honor 20 de celulares nos próximos meses, de acordo com o site especializado Bloomberg. Os modelos se destacam no cenário internacional pelo conjunto de câmeras com direito a fotos de até 48 megapixels. A decisão faria parte de uma resposta ao mercado, tendo em vista números decepcionantes para 2019. Nesta segunda-feira (17), a companhia anunciou uma queda de até 40% nas vendas de smartphones ao redor do mundo, em meio à crise com autoridades dos Estados Unidos.

O cofundador Ren Zhengfei revelou expectativa de que o faturamento seja reduzido em US$ 30 bilhões (cerca de R$ 116,7 bilhões em conversão direta), número que deve impactar as previsões de crescimento da companhia nesse período.

A crise já vem afetando o cronograma de lançamentos de celulares e dispositivos da Huawei. Na última sexta (14), a fabricante chinesa anunciou que a chegada do aguardado Mate X, primeiro celular dobrável da marca, será adiada para setembro. A companhia, porém, afirma que a mudança no calendário é para evitar problemas como aconteceu com o Galaxy Fold durante a sua estréia.

Em nota ao site Android Central, a empresa explica que o "Honor 20 Pro está disponível na China e será lançado em breve em outros mercados". Somente na terra natal houve venda de 1 milhão de unidades no período de duas semanas. O lançamento no Reino Unido está confirmado para 21 de junho, segundo a fabricante.

Crise com EUA e finanças em queda

A Huawei vem enfrentando uma série de restrições do governo norte-americano desde maio. Por conta disso, o cenário tende a ser negativo à gigante chinesa, com uma possível queda no número de unidades comercializadas.

Segundo estimativas d

... a Bloomberg, a queda pode chegar a uma cifra entre 40 e 60 milhões. Ao site, o cofundador confirmou que as reduções chegam a 40%. Em 2018, de acordo com a fabricante, foram 206 milhões de celulares vendidos pelo mundo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo