A Home da Globo.com vai mudar. No início de agosto, a página inicial do portal vai convidar o leitor para conhecer a versão beta da "Nova Home" da Globo.com. Lá, as melhores e mais importantes notícias e vídeos do dia vão ganhar uma forma de navegação mais moderna, renovando a experiência de leitura dos sites da Globo. 

As mudanças — melhorias no tradicional conceito que organiza os principais assuntos nas cores vermelho, verde e laranja — são focadas em performance e ajudam a diminuir o tempo de carregamento da página no celular e no PC. E, a partir das 4h da manhã da próxima quinta-feira (4), o site muda em definitivo. A novidade antecede os Jogos Olímpicos Rio 2016, que terão a maior cobertura esportiva da história do Grupo Globo

Nova Home da Globo.com tem mais colunas na parte superior (Foto: Reprodução)

"Fizemos um trabalho grande, focado em performance, e a Home da Globo.com vai carregar ainda mais rápido tanto no computador quanto no celular", diz Juliana Soares, designer e líder do projeto. Em testes com dispositivos móveis, com conexão 3G, a nova home carrega em 3,3 segundos. E para quem já acessou o site, a velocidade é ainda maior: 1,4 segundo.

Além do foco em performance de carregamento da página, o conteúdo foi redistribuído para aumentar visibilidade e conversão do que é produzido pelo Grupo Globo. Assim, o leitor conta com maior flexibilidade e atualização das faixas horizontais.  

Home da Globo.com convida usuários para conhecer a nova versão da página (Foto: Reprodução)


Todas as mudanças são fruto de meses de testes e pesquisas para atender a maneira como os leitores interagem com o conteúdo. "Foi um redesenho para deixar tudo mais simples", explica Juliana.

O que muda?

No menu, o site apresenta mudanças sutis na forma como apresenta as marcas: se antes os nomes eram exibidos por extenso, agora a home mostra links fixos para G1, GE (Globo Esporte), GShow, Tech (TechTudo) e Vídeos (Globo Play e Globosat Play). No topo, onde havia um carrossel de vídeos na direita, mais destaques de notícias do dia vão compor o mesmo espaço. Globosat Play e Globo Play ganham faixas exclusivas ao longo da página, dando destaque para conteúdos de todos os canais. 

... idth="695">Faixas do Globo Play, Globosat Play e Olimpíadas se destacam na página (Foto: Reprodução)

No segundo scroll, as cores que identificam os temas (vermelho para notícias, verde para esportes e laranja para entretenimento) continuam em evidência, seguidas do terceiro scroll com faixas de temas mais flexíveis, mantendo destaque para Famosos, programas de TV, além do TechTudo, em Tecnologia & Games. Ao final, a tradicional lista Top Globo, vai revelar as notícias mais lidas, em letras maiores. 

Outras alterações incluem ajustes finos de sobreposição de títulos e imagens nos destaque do topo e nas franjas, tamanho de foto e fontes. O acesso à conta de e-mail Globomail permanece o mesmo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo