As action cams s?o as c?meras da moda do momento, por seus recursos, conectividade e portabilidade. Por?m, al?m da GoPro, mais famoso modelo da categoria, a Sony tamb?m lan?ou sua vers?o para competir. Ser? que vale a pena? Comparamos a GoPro HERO 3+ Black e a Sony Action Cam HDR-AS15 para procurar responder a essa pergunta. Confira:

Veja algumas curiosidades sobre a GoPro que pouca gente conhece

GoPro Hero 3+?ou Sony Action Cam, quem se sai melhor? (Foto: Arte/TechTudo)

Design e Portabilidade: Empate

Ambas as c?meras possuem design compacto, mas tem suas diferen?as. Enquanto a GoPro mais se parece com uma c?mera fotogr?fica, o modelo da Sony lembra mais uma filmadora. No quesito peso a Sony ganha por pouco, j? que pesa 65 g, nove a menos que 74 g da advers?ria. J? a GoPro supera em dimens?o, mas por pouco, j? que possui 5,84 x 3,93 x 0,20 cm, contra 5 x 8,2 x 2,45 cm da concorrente.

Caixa da Sony Action Cam HDR-AS15 suporta at? 60 metros embaixo d??gua (Foto: Anna Kellen/TechTudo) (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Outra semelhan?a fica por conta da quantidade de bot?es, dois em cada uma. Todas as fun??es s?o executadas por bot?es de Liga/Desliga (Start/Stop) e Prev./Next, localizados nas partes traseira e lateral, no modelo da Sony, e superior e frontal, no caso da GoPro.

Tanto a GoPro quanto a Sony Action Cam t?m como um dos grandes destaques a portabilidade, j? que as duas podem caber at? mesmo no bolso de uma cal?a, fazendo com que seja f?cil de lev?-las para qualquer lugar. Como uma ganha no peso e outra na dimens?o, ? justo dar empate nesse quesito.

Recursos: GoPro Hero 3+ Black

Os dois modelos s?o voltados para registros ao ar livre e s?o ideais para registrar a pr?tica de esportes radicais, sendo recomendados para mergulhadores, surfistas, alpinistas e esportistas em geral que desejam criar imagens incr?veis durante suas atividades. Ambas possuem uma lente grande angular de 170? produzindo o efeito de olho de peixe que, no caso da GoPro, pode ser reduzido.

A c?mera da Sony possui um sensor Exmor R CMOS que, de acordo com a fabricante, permite filmar com boa qualidade mesmo em pouca luz. Por?m, em nossos testes, ela decepcionou e n?o provou isso. A GoPro, apesar de tamb?m n?o ser ideal para ambientes com pouca luz, se mostrou melhor nessa fun??o.

GoPro?ganha da concorrente nos recursos dispon?veis (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Enquanto a GoPro possui resolu??o de at? 12 megapixels, a Sony possui apenas 2 megapixels, deixando bastante a desejar. Ainda, ela filma MPEG4-AVC/H.264, enquanto a GoPro permite filmar em Full HD ou at? mesmo 4K. Por fim, a GoPro ainda possui o recurso Protune, um modo ?manual? para a c?mera.

Conectividade: GoPro HERO 3+ Black

Um dos destaque

... s dos dois modelos ? a possibilidade de conect?-las ao smartphone por meio do Wi-Fi embutido. Cada c?mera possui um aplicativo especial, GoPro App e PlayMemories Mobile, ambos dispon?veis para dispositivos com Android ou iOS, permitindo controlar a c?mera remotamente.
O controle remoto faz com que a GoPro ganhe em conectividade (Foto: Divulga??o/GoPro)

Nos dois casos, os aplicativos servem tanto para visualizar e transmitir fotos capturadas para a mem?rias dos gadgets, quanto para alterar as configura??es da c?mera e control?-la. Ainda, a possibilidade de ver as imagens pela tela do celular na mesma hora, diminui a falta de um visor e a necessidade de comprar a tela extra vendida separadamente, em ambos os modelos.

At? ent?o, seria mais um quesito no qual os concorrentes empatariam. Por?m, a GoPro sai na frente da advers?ria por um motivo: o controle remoto. Al?m do app, a c?mera possui conectividade com o controle remoto, mais port?til que um smartphone, mas que tamb?m permite control?-la.

Desempenho: GoPro HERO 3+ Black

Com exce??o de ambientes com pouca luz, nos quais o modelo da Sony deixa a desejar, como dito anteriormente, a c?mera apresentou desempenho satisfat?rio. J? em lugares iluminados, o contraste ?s vezes fica um pouco exagerado. O modo c?mera lenta impressionou pela qualidade, sendo um ponto positivo do modelo.

Quer saber se ainda vale a pena comprar uma GoPro? Confira o v?deo abaixo:

Por?m, em rela??o ?s fotos, a c?mera mostrou-se limitada, j? que s? permite escolher entre 5, 10, 30 ou 60 segundos, enquanto a GoPro d? mais v?rias op??es de intervalo de tempo, al?m de permitir tirar apenas uma foto de cada vez. Al?m dessa versatilidade, a GoPro tamb?m ganha na qualidade dos v?deos, que pode ser considerada quase perfeita. Nas fotos, apresenta falhas de desempenho em ambientes com pouca luz.

As duas c?meras v?m com uma caixa ? prova d??gua, mas a GoPro se sai melhor que a advers?ria por dois motivos principais. Um deles ? que a action cam da Sony emba?a facilmente, sendo necess?rio abri-la para desemba?ar. Imagina fazer isso durante um passeio de Jet Ski? Complicado. Outro motivo ? que ela n?o permite mudar de modo quando a c?mera est? na caixa. Ou seja, se voc? est? filmando e quiser fotografar, ter? de abrir a caixa, o que pode ser bastante desastroso em alto mar.

Comparativo mostra melhor desempenho da GoPro (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Ainda, a bateria ? um ponto positivo em ambos os modelos, j? que garante horas de grava??o sem que seja preciso recarreg?-la a todo momento. A GoPro ainda possui uma bateria extra vendida separadamente para quem n?o quer correr o risco de ser pego desprevenido.

Acess?rios: GoPro HERO 3+ Black

As action cams s?o conhecidas por terem diversos acess?rios capazes de melhorar seu desempenho e proporcionar imagens ainda mais incr?veis, e ambas as c?meras possuem. Ambos os modelos v?m com um kit junto com a c?mera. A Sony Action Cam vem acompanhada por bateria recarreg?vel, caixa ? prova d??gua, cabo USB, suportes adesivos, fivela de encaixe e suportes plano e curvo.

O kit que vem com a GoPro HERO 3+ Black ? bastante parecido, mas al?m da bateria, suportes e caixa ? prova d??gua, tamb?m conta com o controle remoto. Por?m, apesar do pacote que vem junto na hora da compra ser parecido, a GoPro ganha em quantidade e variedade de acess?rios que podem ser comprados ? parte.

Enquanto a Sony HDR-AS15 possui poucas op??es de suporte, como para capacete e flutuador, al?m de pel?cula anti-emba?amento, a GoPro possui uma enorme diversidade de complementos. S?o filtros de mergulho, uma enorme variedade de suportes e muito mais, at? mesmo uma case que permite gravar v?deos em 3D e, ? claro, os ?paus de selfie? da c?mera. Por esse motivo, ? ela quem vence essa batalha.

Pre?o e disponibilidade: Sony Action Cam HDR-AS15

Ambas as c?meras j? foram lan?adas no mercado brasileiro, mas a diferen?a de pre?o entre elas ? enorme. Apesar da GoPro ter anunciado o in?cio da sua fabrica??o no Brasil e, com isso, ter baixado o pre?o dos modelos, a HERO 3+ Black custa R$ 1.699, ainda muito mais do que os R$ 999 do modelo da Sony.

Action Cam da Sony ? bem mais barata que a GoPro (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Por?m, lembre-se que a GoPro ? mais cara, mas apresenta um desempenho muito melhor. Se os problemas da c?mera da Sony n?o te incomodarem, vale a pena investir, caso contr?rio, avalie se n?o vale a pena investir um pouco mais para comprar a c?mera com maior qualidade.

Qual ? o melhor concorrente da GoPro do mercado? Veja opini?es no F?rum do TechTudo.

Conclus?o: GoPro HERO 3+ Black

Apesar da action cam da Sony ser uma boa c?mera, ? n?tida a superioridade da GoPro, de forma geral. Vencedora em quase todos os quesitos, a c?mera ? realmente a melhor da sua categoria. A maior desvantagem do modelo vencedor ? o seu pre?o bastante salgado, o que pode ser um empecilho para quem deseja comprar a c?mera.

De qualquer forma, a concorrente apresenta um n?vel satisfat?rio, sendo uma boa op??o para quem deseja uma c?mera de a??o e desejar desembolsar o m?nimo poss?vel para isso. Caso fa?a quest?o da GoPro e puder gastar um pouco mais, n?o ir? se arrepender, pois o investimento valer? a pena.

Tabela de Especifica??es das c?meras de a??o GoPro Hero 3+ e Sony HDR-AS15 (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo